Iconha tem reeleição após reviravolta na Justiça
Juiz eleitoral chegou a determinar a cassação da chapa
Escute essa reportagem
Candidato a prefeito pelo Republicanos, Gedson Paulino, de 49 anos, foi reeleito prefeito de Iconha, no Sul do Estado, com 51,84% dos votos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram 4.661 votos. O vice dele é Fernando Caprini Volponi, do PSB.
Os dois fazem parte da coligação “Para Iconha seguir avançando”, formada pelos partidos MDB / Republicanos/ PP / PSB / PRD.
O juiz eleitoral Ralph Rocha de Souza, de Iconha, chegou a determinar a cassação da chapa, condenando os participantes dela a oito anos de inelegibilidade. A decisão, publicada no dia 27 de setembro, se refere a um processo por suposto abuso de poder político.
A acusação, na ocasião, apontaram que obras tiveram o caráter eleitoreiro, pois representariam “medida meramente estética e superficial, desconsiderando pareceres técnicos”.
Os candidatos recorreram e contra-argumentaram, dizendo que a obra foi licitada e contratada antes do período eleitoral. Eles venceram a ação, seguindo na disputa pela reeleição.
O candidato João Paganini, do Podemos, ficou em segundo lugar, com 45,95% dos votos. Em seguida o candidato Hugo Durães, do PT, obteve 2,21% dos votos. A eleição teve 2,27% votos brancos e 2,85% votos nulos.
Comentários