Cuidados e Bem estar: passo a passo para ter os pés lisinhos e hidratados
Podologista ensina a fazer um esfoliante natural e dá dicas de como manter a pele dos membros inferiores perfeita
Escute essa reportagem
Cuidar da pele é fundamental, principalmente do membro que dá sustentação ao corpo: o pé. Para isso, segundo especialistas, a esfoliação é indispensável.
Além do aspecto estético, esfoliar os pés remove as células mortas, retira o excesso de sujeira e promove a circulação sanguínea.
A podologista Cida Nogueira conta que o processo pode ser feito em casa e com produtos da despensa. Além disso, a hidratação dará o toque final para que os pés fiquem lisinhos e hidratados.
“Nossos pés são à base de sustentação do nosso corpo e estão conectados 100% com o nosso cérebro e com o dia a dia. Os sapatos apertados e desconfortáveis podem significar a causa do estresse do dia. Se eu trato bem dos meus pés, eu proponho um momento de relaxamento e, consequentemente, mais minha qualidade de vida”, observa Cida.
Para o esfoliante caseiro dos pés, a podologista conta que são necessários apenas três ingredientes: fubá, mel e soro fisiológico. “O fubá é um esfoliante natural. O mel, além de ser antibactericida, é calmante. E o soro equilibra o pH da pele”.
Com a mistura preparada, o primeiro passo é higienizar os pés. “Vamos aplicar o esfoliante por todo o pé, massageando com movimentos circulares e colocando mais pressão principalmente nas partes que têm mais atrito, onde a pele é mais grossa e áspera. Vamos seguir nesses movimentos por cinco ou seis minutos”.
Ela conta que, após a esfoliação, os pés devem ser enxaguados com água e secos, para então aplicar o hidratante.
“O creme hidratante deve ser próprio para o pé, que tenha 10% a 20% de ureia na composição. Ela renova o tecido, estabelece o pH da pele e hidrata”.
Fique por dentro
Receita de esfoliante caseiro para os pés
Em um recipiente, misture os ingredientes (para cada duas colheres de fubá, uma de mel e uma de soro fisiológico).
O fubá é um esfoliante natural.
O mel, que além de ser antibactericida, é calmante e excelente para a pele.
Já o soro equilibra o pH da pele.
Esfoliação
Com os pés higienizados, o esfoliante caseiro deve ser aplicado diretamente na pele.
Para a esfoliação, os movimentos das mãos devem ser circulares, aplicando maior pressão nas áreas de maior atrito do pé, consequentemente mais ásperas.
O esfoliante deve ser aplicado também na parte superior do pé, com menos pressão para não machucar a pele mais fina, isso deve ser feito por cerca de 6 minutos.
Após, a mistura deve ser retirada com água.
Esse processo é capaz de melhora a circulação sanguínea e remove células mortas, além de proporciona uma limpeza profunda.
Hidratação
Após a esfoliação, o pé deve ser hidratado. O hidratante precisa ser específico para os pés, com 10% a 20% de ureia na composição. A ureia renova o tecido, restabelece o pH e hidrata.
A esfoliação deve ser feita apenas uma vez por semana, já a hidratação pode ser feita todos os dias.
Esfoliação x lixa
A esfoliação é uma alternativa mais eficaz para a saúde da pele dos pés.
As lixas estimulam a produção das células, ou seja, a pele fica mais grossa.
A pele grossa favorece o surgimento de rachaduras.
Em pacientes com casos clínicos, tanto a esfoliação quanto as lixas são contraindicadas.
São eles diabéticos, portadores de psoríase, em caso de dermatite, que pode acontecer a piora.
Em caso de alterações no pés, um especialista deve ser consultado para exames clínicos, para investigar a causa das fissuras, favorecendo para o surgimento de problemas maiores, como uma infecção.
Segredinho
Pontos de pressão
No momento da massagem com o creme hidratante nos pés, após a esfoliação, técnicas da reflexologia para relaxar podem ser utilizadas.
Nessa técnica, por meio de pressão em pontos específicos dos pés, pode-se alcançar um maior relaxamento, além de melhorar o sono.
Nela, os dedos do pé correspondem à cabeça e, ao massageá-los, pode-se proporcionar um relaxamento nessa região, diminuindo sintomas como a enxaqueca. Na lateral do quinto dedo até o calcanhar trabalha-se com a coluna, e assim sucessivamente.
“Se tiver com enxaqueca, pega o primeiro dedo e aperta. Tá sentindo muita dor de cabeça e a dor está irradiando? A massagem deve ser feita em todos os dedos. Então, a gente tem vários pontos nos pés”, conta Cida Nogueira.
Dica extra
Escalda-pés
Como fazer
O escalda-pés é um procedimento que também pode ser feito em casa e pode ser usado como alternativa da massagem, para um momento de relaxamento.
Para isso, será necessário um balde ou bacia com água morna e bolinhas de gude no fundo do recipiente.
Com os pés, a pessoa vai procurando e pegando essas bolinhas de gude com os dedos, dentro do recipiente.
Esse movimento vai fazendo uma massagem nos pés. Nele, são trabalhados os tendões e os ligamentos.
Para maior relaxamento é indicado que gotas de óleo essencial de lavanda sejam acrescentados na água. O indicado é que essa movimentação seja mantida por cerca de 15 minutos ou mais.
Comentários