O que vai mudar nos 20 maiores bairros do ES
Prefeituras anunciam projetos em andamento e outros já previstos, em áreas como saúde, educação e mobilidade urbana e trânsito
Escute essa reportagem
Com 48.286 moradores, Jardim Camburi lidera o ranking dos bairros com mais moradores no Estado. A população chega a ser maior que 66 municípios do Espírito Santo.
O levantamento dos 20 bairros mais populosos do Estado – divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – mostra que eles se concentram em seis municípios. Com mais moradores, prefeituras anunciaram os projetos em andamento e previstos para as regiões.
Além de Jardim Camburi, os dados do Censo de 2022 também apontam que Praia da Costa, Itapuã e Praia de Itaparica, em Vila Velha, surgem na sequência entre os bairros com mais habitantes. Apenas o bairro de Interlagos, em Linhares, consta na lista dos mais populosos fora da Grande Vitória.
A equipe do prefeito eleito, Lucas Scaramussa, apontou que alguns projetos para Interlagos estão citados no plano de governo.
Entre as obras está a construção da ponte que liga o bairro Interlagos ao bairro Aviso, melhorando a mobilidade na região. Também há previsão de obras de macrodrenagem e revitalização da lagoa entre os dois bairros.
Essas obras, segundo a equipe, dependem de captação de recursos e debate com a comunidade.
Para o município da Serra, que tem nove dos 20 bairros mais populosos, o prefeito Sérgio Vidigal destacou uma série de obras na saúde, educação, mobilidade, entre outras áreas.
Para o bairro Colina de Laranjeiras, o mais populoso do município, está prevista a construção de uma escola de ensino fundamental, além de um centro de convivência intergeracional.
“É um bairro novo e que tem crescido muito. As obras também vão beneficiar moradores de bairros próximos, como Valparaíso e Morada de Laranjeiras”.
Em Cariacica, o prefeito Euclério Sampaio enfatizou que os investimentos no maior bairro do município – Nova Rosa da Penha – somam R$ 30 milhões.
Entre as obras que estão para ser entregues no bairro está a nova quadra da escola Zaíra Manhães, que será inaugurada na terça-feira.
“Também vamos iniciar as obras de reforma do Pronto-Atendimento do bairro, além da construção de uma Unidade Básica de Saúde, em fase de captação de recursos”.
O QUE VEM POR AÍ
1 Jardim Camburi (Vitória)
Moradores: 48.286
Obras previstas
O prefeito Lorenzo Pazolini destacou a construção da nova sede do Centro de Convivência da Terceira Idade, ao lado da 12ª Companhia Independente da Polícia Militar. O novo centro terá três andares e piscina aquecida. Inauguração prevista para 2025.
Está em andamento a reforma da escola Elzira Vivácqua dos Santos e do Cmei Ana Maria Chaves Colares.
Está em andamento a reforma e cobertura da quadra da Praça Mario Elias da Silva (atrás da Igreja Católica).
A Unidade de Saúde está sendo duplicada, com a expectativa de chegar a 60 mil consultas por ano. A expectativa, segundo o prefeito, é entregar a obra até o final de 2025.
A Praça do Chorinho vai passar por uma reformulação, com novo ambiente arquitetônico.
Está previsto também um “mergulhão” – no cruzamento da Dante Michelini com a Norte-Sul.
2 Praia da Costa (Vila Velha)
Moradores: 38.352
Obras previstas
Projeto de infraestrutura turística e preservação do Monumento Natural Morro do Moreno: terá mirantes e guarda-corpos em áreas de contemplação, cafeteria e um funicular (trenzinho). Em julho, prefeitura e governo assinaram autorização para licitar a contratação do projeto.
3 Itapuã (Vila Velha)
Moradores: 31.611
Obras previstas
Estão em construção mais três Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps). Parque das Gaivotas, Pontal das Garças e Bigossi, que irá beneficiar bairros como Itapuã.
4 Praia de Itaparica (Vila Velha)
Moradores: 28.676
Obras previstas
Está sendo executado projeto de interligação dos 32 km da orla do município, dividido em três trechos.
O segundo trecho teve a ordem de serviço assinada em maio. As obras de infraestrutura da orla vão do Dunas Motel, na Praia de Itaparica, até a Ponte da Madalena. As intervenções incluem a construção da Estrada Parque, novas vias de acesso, calçada cidadã e ciclovia.
5 Jardim da Penha (Vitória)
Moradores: 26.720
Obras previstas
Está sendo feita a cobertura da quadra da praça do Supermercado BH.
Outro projeto é a obra do Canal de Camburi, que irá remodelar os dois lados do canal. O canteiro de obras está montado e a obra terá passarela ligando Jardim da Penha e Praia da Canto, além de bares, restaurantes, decks, píer e marina pública.
6 Interlagos (Linhares)
Moradores: 25.461
Obras previstas
O prefeito eleito, Lucas Scaramussa, tem previsto no plano de governo as obras de construção da ponte que liga os bairros Interlagos e Aviso.
Também está prevista a macrodrenagem e a revitalização da lagoa entre Interlagos e Aviso. As obras vão depender de captação de recursos e de debate com a comunidade.
7 Colina de Laranjeiras (Serra)
Moradores: 18.487
Obras previstas
Escola de ensino fundamental em tempo integral, que ainda está em fase de licitação. Centro de Convivência Intergeracional (CCInter), que ainda está na fase de projeto.
8 Feu Rosa (Serra)
Moradores: 17.897
Obras previstas
Nova unidade básica de saúde, que se encontra em fase de licitação.
Centro de lazer, que está em obras. Previsão de entrega é para abril de 2025.
9 Bairro das Laranjeiras (Serra)
Moradores: 17.109
Obras previstas
Entrega prevista para dezembro de uma Casa da Rosa, espaço voltado para capacitar mulheres para o empreendedorismo.
Dois Cmeis estão em construção: um em Estância Monazítica e outro na Enseada de Jacaraípe. Previsão de entrega para março de 2025.
Nova unidade básica de saúde, em Parque de Jacaraípe. Em obras, com prazo de entrega para fevereiro.
Contorno de jacaraípe, que ligará Jacaraípe a Nova Almeida, cuja entrega está prevista para abril.
Comentários