Queda de cabo em rede de alta tensão causou explosão na ArcelorMittal, diz empresa
Barulho causado pelo incidente foi ouvido por diversos pontos da Grande Vitória
Escute essa reportagem
A explosão ouvida por moradores na Grande Vitória, na tarde de domingo (17), foi causada pela queda de um cabo para-raio na rede de alta tensão na ArcelorMittal. A informação foi confirmada pela empresa em uma nota divulgada pela empresa nesta segunda-feira (18). O incidente provocou um blackout (falta de energia) na usina, afetando a Central Termelétrica e o motivo da queda é investigado.
O barulho provocado pela explosão foi ouvido de diversos pontos da Grande Vitória. Os relatos de moradores de bairros mais próximos, inclusive, são de vidros de janelas que balançaram e sensação de tremor em prédios.
"O incidente gerou um barulho intenso, mas não resultou em vítimas ou danos ao meio ambiente, ocorrendo apenas interrupções operacionais, e as atividades estão sendo retomadas com segurança", informou a siderúrgica.
A empresa destacou que, imediatamente após o ocorrido, notificou todas as autoridades pertinentes e servidores do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema) realizaram inspeção na área.
"Vale ressaltar que as imagens divulgadas nas mídias sociais, mostrando chamas em um dos processos, referem-se ao sistema de segurança denominado 'bleeder' um dispositivo projetado para realizar a queima controlada dos gases em caso de falha no sistema", esclarece a empresa.
Na nova nota divulgada pela ArcelorMittal, a siderúrgica reafirmou que todas as medidas foram implementadas com foco na segurança das pessoas, na preservação do meio ambiente e na estabilidade dos processos. "As causas do incidente estão sendo investigadas", afirmou.
Iema e Secretarias de Meio Ambiente monitoram
O Iema informou que foi acionado pela ArcelorMittal e enviou uma equipe ao local para acompanhar a situação. Segundo o instituto, a empresa iniciou medidas de controle e ações para proteger a vida humana e mitigar possíveis danos ambientais.
A Semmam, por sua vez, declarou que está monitorando o caso por meio de suas equipes técnicas. A secretaria solicitou informações à empresa para subsidiar auditorias que busquem esclarecer as causas do acidente e os possíveis impactos ambientais.
Ambos os órgãos afirmaram que novas informações serão divulgadas conforme o avanço das investigações e das medidas adotadas.
Em nota, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Serra também informou que irá monitorar, por meio de uma equipe técnica, o acidente na ArcelorMittal, e serão considerados, junto à empresa, os prováveis impactos no meio ambiente.
Comentários