Famílias “adotam” a Serra e elogiam qualidade de vida
Prestação de serviços e crescimento na infraestrutura também estão entre os atrativos da cidade, que possui 572 mil moradores
Escute essa reportagem
Mais famílias têm “adotado” a Serra – que comemorou 468 anos no domingo (08) – e transformado o município em lar, seja pela qualidade de vida, prestação de serviços, crescimento na infraestrutura, entre outras razões.
Basta dar uma volta pela cidade para encontrar moradores vindos de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, da Bahia e também de outros municípios do Estado. Ao todo, a cidade conta hoje com 572 mil habitantes.
É o caso da administradora de empresas Flávia Teixeira, 43, anos, de Minas Gerais, e do supervisor de obras Eduardo Santos, 44, do Rio de Janeiro.
Eles são pais de Nicoly, 6 anos, e moram em Laranjeiras. “Meu marido precisava vir para a Serra todo mês a trabalho e decidimos morar aqui. Aqui é tudo muito bom, minha filha ama. Não trocamos a Serra por lugar nenhum”, diz Flávia.
Entre as vantagens de morar no bairro, Flávia cita o acesso ao comércio e serviços. “Aqui eu faço tudo a pé. A estrutura de comércio e serviço é ótima”, diz a administradora.
Quando o assunto são os lugares preferidos na Serra, ela cita Manguinhos e a Lagoa Juara.
E justamente pensando em divulgar os pontos turísticos do município que três amigos criaram o perfil no Instagram “Descobrindo a Serra” (@descobrindoaserra).
“Muitas vezes, o município é visto com o estigma da violência. Tentamos mostrar tanto para o turista quanto para os moradores os aspectos positivos e o que encontrar para fazer na Serra”, afirma o digital influencer Wagner Scopel, 38 anos.
Wagner conta que criou o perfil em 2020, com Ítalo Severo, 39, e Joyce Rigo, 37. A equipe cresceu, com a chegada de Jéssica Oliveira, 27, e Josué Rego, 42.
“A Serra tem um potencial turístico enorme. São 23 km de litoral, cinco balneários, igrejas históricas. Tem praias, trilhas, cachoeiras, vida noturna, bares e restaurantes”, afirma Wagner.
Missas e shows foram realizados no domingo para comemorar o aniversário da cidade.
Novas obras para melhorar o trânsito
Nos 468 anos da Serra, o prefeito Sérgio Vidigal afirma que encerra o seu mandato, neste mês, com uma cidade potente e que tem tudo para continuar crescendo.
Como exemplo, ele citou proposta encaminhada pela Casa Civil do governo federal ao Senado, na quarta-feira, para que seja autorizada a contratação de operação de crédito externo, com garantia da República Federativa do Brasil, entre a Serra e o New Development Bank (NDB), para financiar o Programa de Requalificação Sustentável para o Desenvolvimento e a Mobilidade Urbana no Municipio de Serra.
“São US$ 70 milhões (R$ 422 milhões) para a obra da ligação entre Jardim Camburi, em Vitória, e Carapebus, na Serra. E também a obra da via ligando Civit II à BR-101, passando por Taquara, por cima da Norte-Sul”, afirma o prefeito da Serra.
Sérgio Vidigal destaca que a cidade caminha para ampliar sua capacidade de investimento, está bem organizada e tem muito potencial para crescer.
Ele ressalta ainda que a cidade é uma grande potência do País. Há três anos, estava em 43º lugar entre o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. “Agora, somos a 30ª economia brasileira”, explica.
Mesmo sendo uma cidade com componentes históricos do Brasil, como o Sítio Histórico de São João de Carapina, e as igrejas dos Reis Magos, Nossa Senhora da Conceição e São José do Queimado, é uma cidade jovem.
“Houve uma correção no Censo 2022 e a nossa população é de 572 mil habitantes. A Serra é uma cidade acolhedora, uma cidade de imigrantes, nem 25% da nossa população nasceu aqui”, informa o prefeito.
Vidigal afirma que a cidade vem se preparando para o futuro e está em seu terceiro planejamento estratégico. Além disso, o prefeito destaca ainda o potencial do município para se tornar uma economia forte também no turismo.
Você sabia
O congo, principal manifestação do folclore capixaba, teria se originado em Putiri, área rural da Serra, segundo os antigos mestres da cultura popular.
O gênero musical está presente em festas religiosas, como as de São Benedito, neste mês, e São Pedro.
SAIBA MAIS
Dados
- A serra possui 572 mil habitantes, segundo dados do IBGE de agosto deste ano, na Pesquisa de Pós-Enumeração (PPE) do Censo Demográfico 2022.
- Seu território tem 547,631 km.
História
- Os primeiros habitantes do município foram índios temiminós, do grupo tupi, trazidos do Rio de Janeiro.
- A colonização da Serra teve participação de jesuítas portugueses.
- O padre jesuíta Brás Lourenço fundou a aldeia de Nossa Senhora da Conceição da Serra, no sopé do Mestre Álvaro.
- Ao longo dos séculos, chegaram imigrantes portugueses e de outras nacionalidades europeias, além de negros africanos, que chegaram como escravos.
Comentários