X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Faixa exclusiva de ônibus da 3ª ponte até Jardim América

Projeto ExpressoGV prevê também a reestruturação da avenida Carlos Lindenberg, que receberá ciclovia


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Faixa exclusiva de ônibus da 3ª ponte até Jardim América
Terceira ponte: ideia é integrar a faixa exclusiva, passando pelo Terminal de Vila Velha, Terminal do Ibes até chegar ao de Jardim América |  Foto: Fábio Nunes/AT - 27/11/2023

Seguindo o plano de priorizar e fortalecer o transporte coletivo, o governo do Espírito Santo agora quer ampliar as faixas exclusivas para ônibus.

A ideia é integrar a faixa exclusiva existente na Terceira Ponte, passando pelo Terminal de Vila Velha, pelo Terminal do Ibes até chegar ao Terminal de Jardim América, em Cariacica.

O projeto em estudo – chamado de ExpressoGV– foi citado pelo secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, durante a 119ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana.

O evento, promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), em parceria com a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), aconteceu pela primeira vez no Estado. Ele começou na última quarta-feira e terminou ontem.

Damasceno explicou que o trecho que vai do Terminal de Vila Velha até a Glória, passando pelo Canal Bigossi, deve ser executado pela Prefeitura de Vila Velha.

Já da Glória, passando pelo Terminal do Ibes e depois seguindo até o Terminal de Jardim América, será feito pelo governo do Estado.

O projeto prevê uma reestruturação da avenida Carlos Lindenberg, que receberá ciclovia. Além disso, novas alças de acesso e descida serão construídas na 2ª Ponte. A expectativa é que as obras sejam licitadas a partir de 2025.

Além da ciclovia da Carlos Lindenberg até Jardim América, em Cariacica, o governador Renato Casagrande destacou a ampliação da Ciclovia da Vida. Ela vai ligar a Terceira Ponte até Setiba, em Guarapari. Parte dos trechos será feita pelo governo e parte será integrada à ciclovia que será executada pela Prefeitura de Vila Velha.

Estiveram presentes no evento o secretário-executivo da ANTP, Alexandre Rezende; o presidente do Fórum Nacional de Dirigentes de Mobilidade, Renato Telles, e o presidente da Findes, Paulo Baraona.

Representantes do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) e do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado (Setpes) marcaram presença.

Estado planeja integrar bicicleta elétrica ao Transcol

Além dos ônibus e das lanchas do Aquaviário, o Sistema Transcol pode ter também integrado um outro modal: as bicicletas elétricas.

A ideia é que as bikes sejam usadas, inicialmente, para quem atravessa a Terceira Ponte, passando pela Ciclovia da Vida.

O projeto em estudo foi um dos apresentados pelo secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, durante a 119ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana.

Ele explicou que os estudos fazem parte de uma programação que complementa o sistema de transporte público no Estado.

Dessa forma, segundo Damasceno, seria possível passar pela ciclovia da Terceira Ponte e chegar até terminais – como o de Vila Velha – ou ainda ao Aquaviário, na Prainha, por meio das bicicletas elétricas.

“A Prefeitura de Vila Velha está iniciando os serviços de bicicletas elétricas. Vamos avaliar a possibilidade de parceria, mas a gente gostaria de integração com CartãoGV, como acontece com o Aquaviário e os ônibus”.

Sem definição de datas ainda, os planos estão para 2025, incluindo a possibilidade de parcerias com prefeituras da Grande Vitória ou por meio de sistema próprio.

Além dos projetos em estudo, Damasceno apresentou também, durante o evento, as obras e programas já implementados pelo governo do Estado.

Na quinta-feira (05), eles realizaram visitas técnicas à Ciclovia da Vida, ao Aquaviário e ao Transcol + Sustentável.

Uma comitiva, com a presença do secretário nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia, ainda visitou locais de obras que estão entre as contempladas no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Entre elas, os novos trechos de faixas exclusivas para ônibus, em Vila Velha, e as novas estações do Aquaviário: na altura do antigo Terminal Dom Bosco, na Rodoviária e na Praça Pio XII, todas em Vitória.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: