Emoção no embarque de estudantes para os EUA
Estudantes selecionados no Programa de Intercâmbio Estudantil vão passar três meses aperfeiçoando o idioma e vivenciando nova cultura
Escute essa reportagem
O primeiro grupo com 42 estudantes da rede pública estadual de ensino selecionados para participar do Programa de Intercâmbio Estudantil 2024 embarcou ontem para os Estados Unidos. Eles vão passar três meses aperfeiçoando o idioma e vivenciando uma nova cultura nas cidades de Chicago e Cincinnati.
O programa da Secretaria da Educação (Sedu) busca proporcionar aos estudantes a vivência em uma nova cultura, ampliando, desta forma, a visão de mundo de cada um deles.
Além disso, o programa visa o desenvolvimento da fluência nas línguas inglesa ou espanhola, aprimorando as habilidades de compreensão, produção oral e escrita, por meio de uma imersão direta no idioma estrangeiro.
Puderam participar da seleção alunos matriculados nos Centros Estaduais de Idiomas (CEIs). Ao todo, foram 170 alunos selecionados para o intercâmbio.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, ressaltou o potencial do projeto no desenvolvimento dos estudantes.
“Este já é um programa bastante consolidado e é uma vivência que não apenas melhora o idioma, mas é também uma experiência pessoal e cultural muito rica e de potencial multiplicador extremamente grande para os alunos da nossa rede”, comentou.
Além desses alunos, um outro grupo embarca amanhã para o Chile. Já no dia 24 de janeiro, outros alunos vão para o Canadá.
Programa
Os estudantes foram contemplados com bolsas na modalidade Curso Intensivo de Línguas, com 42 bolsas para os Estados Unidos, 123 bolsas para o Canadá e cinco bolsas para o Chile.
Os intercambistas ficarão hospedados em casas de famílias, cuidadosamente selecionadas, conhecidas como “host family”.
Além da hospedagem, o programa inclui café da manhã e jantar oferecidos pela família anfitriã. Entre os benefícios, o Curso Intensivo de Língua (inglesa ou espanhola) garante aos alunos Seguro Saúde, ajuda de custo mensal no valor de 400 dólares, entre outros.
Para a próxima seleção, em 2025, poderão se inscrever estudantes que estejam cursando o ensino médio na rede pública estadual e que estejam matriculados nos Centros Estaduais de Idiomas. Não podem participar estudantes já beneficiados em anos anteriores com bolsas do Programa Intercâmbio Sedu.
Despedida em família
Aluna decidida
A estudante Beatriz Ribeiro Nascimento, de 17 anos, está indo para Chicago. Ela é uma das selecionadas do programa. A mãe dela, Solange Alves Ribeiro, 48, assistente social, admite que o momento do embarque foi uma mistura de sentimentos, afinal, serão três meses longe da filha, pela primeira vez.
“Para ela será uma experiência ímpar, tudo muito novo. Além de aprimorar seus conhecimentos no inglês, irá respirar novos ares, conhecer uma nova cultura e fazer novas amizades”.
Solange conta que a filha sempre foi muito dedicada, responsável e comprometida com seus estudos. “Durante o processo seletivo, houve momentos de ansiedade, medo, crises de choro… Mas ela sempre levantava a cabeça e voltava mais forte e decidida”.
REALIZANDO UM SONHO
Dedicação
A estudante Rhebeka Ribeiro Rangel está indo para Cincinatti. A mãe, Kenia Bethania Ribeiro Rangel, 44 anos, auxiliar de laboratório, conta que a filha sempre se dedicou aos estudos e, com notas boas, conseguiu ser selecionada.
“Sempre foi um sonho dela, e eu jamais deixaria de fazer de tudo para que isso acontecesse. Ela sempre foi muito dedicada aos objetivos”.
Rotina de estudos
A estudante Danielle Fernandes Neves, de 17 anos, sempre quis aprender novas línguas e viajar. Quando soube do programa, logo se interessou.
A mãe, Rosiane Fernandes da Cunha, de 47 anos, enfermeira, conta que a filha batalhou. “Eu, como mãe, sempre incentivei. Foi pesado, mas com persistência ela conquistou essa vitória”.
Comentários