X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Confusões em disputa por lugares de grávidas e idosos no Transcol

Assentos preferenciais para idosos e grávidas são ocupados por outros passageiros, que muitas vezes se recusam a ceder o lugar


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Confusões em disputa por lugares de grávidas e idosos no Transcol
Averaldo Souza usa cadeira de rodas e muletas. Segundo ele, muitos fingem estar dormindo para não dar lugar |  Foto: Leone Iglesias/aAT

Dias após viralizar nas redes sociais o caso de uma passageira de avião que não quis ceder a poltrona na janela da aeronave para uma criança, circula nas redes sociais outra discussão. Dessa vez, o vídeo registra o bate-boca de duas mulheres divergindo sobre assento preferencial em um ônibus do Transcol. Casos como este de desrespeito a assentos preferenciais não são raros.

De acordo com informações apuradas pela TV Tribuna, essa discussão aconteceu em um ônibus que faz a linha 501 (Terminal Itaparica - Terminal Jacaraípe). Uma idosa está em pé no veículo, enquanto uma outra passageira está sentada no assento preferencial e se recusa a dar lugar para a mulher. A idosa argumenta que esse é seu direito. A passageira sentada ofende a mulher com palavras de baixo calão.

Integrante da Comissão Estadual da Pessoa Idosa da OAB/ES, Dinar Maria Parente ficou chocada quando assistiu ao vídeo.

“O choque é pela agressividade. Nós percebemos que a idosa tem conhecimento de seus direitos, mas, como é comum na sociedade, parece que ela está sendo anulada”, afirma Dinar.

A advogada analisa que a mulher discutindo com a idosa desrespeitou o Estatuto do Idoso e transgrediu a lei do assento preferencial. Além disso, a passageira cometeu o crime de injúria. Dinar ressalta ainda que só teve acesso ao bate-boca do vídeo.

Desde 2000, lei federal estabelece o direito a assentos preferenciais para pessoas com necessidades especiais, como grávidas e idosos, mas isso nem sempre é respeitado.

Vários passageiros reclamam do desrespeito constante. Uma delas é a faxineira Emili Araujo, de 26 anos. Grávida de seis meses e com uma filha de 1 ano e quatro meses, ela explica que, às vezes, no preferencial, dão lugar, mas nunca nos bancos normais.

“É horrível. Eu pego ônibus mais quando estou voltando do trabalho e o pessoal não dá lugar. Eles deveriam, já que é lei. É um direito nosso”, conta.

Isso também é o que acontece com o atleta Averaldo Souza, de 48 anos. Afetado pela poliomelite, ele usa muletas, mas, há 10 anos, o médico pediu para usar também a cadeira de rodas.

Ele explica que, para não dar lugar, muitos fingem estar dormindo, principalmente os mais jovens. “Eles acham que não vai chegar para eles isso que a gente passa”, indigna-se.

SAIBA MAIS

Legislação

A Lei Federal 10.048/ 2000 estabelece que o transporte coletivo público, como ônibus, deve ter espaço reservado para pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e pessoas obesas.

Ceturb-ES

Por meio de nota, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) informa que têm direito aos assentos preferenciais pessoas obesas, idosos com mais de 65 anos, gestantes, pessoas com deficiência e pessoas com crianças de colo.

Também informa que a maioria dos veículos do Transcol, possui, no mínimo, sete assentos preferenciais, três na dianteira e quatro na parte de trás da roleta.

Além disso, a companhia destaca ainda que realiza campanhas de conscientização de usuários para a boa convivência dentro dos coletivos. Esse ano, está em andamento a campanha “Seja Educado. Muito Obrigado”

Essa campanha trata da empatia para com pessoas com deficiências visíveis e não visíveis, e o direito de sentar nos assentos preferenciais, garantidos por lei.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: