“Carretão da educação” oferece cursos de graça
São 27 treinamentos nas áreas de mecânica e elétrica automotiva, informática e alimentos disponibilizados para moradores de Vitória
Escute essa reportagem
Cinco “carretas da educação” vão ser usadas para qualificar moradores de Vitória, de forma simultânea, em diferentes locais da capital. Serão ofertados 27 cursos gratuitos, nos segmentos de mecânica e elétrica automotiva, informática e alimentos.
Ao todo, 2.300 vagas serão abertas até 2025, para pessoas a partir dos 16 anos. De início, segundo a Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho do município, 64 vagas estão disponíveis na internet, clicando aqui.
As primeiras vagas estão distribuídas entre os cursos de Introdução à programação WEB, Introdução à programação Android e Cozinha Brasil. Essas turmas serão iniciadas no próximo dia 23.
A carreta de Informática ficará em frente ao Centro de Referência da Juventude (CRJ), na Ilha de Santa Maria, e a Cozinha Brasil, na Casa do Cidadão, em Itararé. A prioridade das vagas será para moradores da região.
“Neste primeiro mês, começamos com algumas carretas e depois vamos avançando em toda a cidade. A ideia é que a gente conclua essas 2.300 vagas em 2025. Há cursos com cargas horárias variadas, de 20, 80 e 100 horas”, explicou o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho do município, Diego Libardi.
“O objetivo é que a população saia com a empregabilidade garantida, porque fizemos um estudo de demanda de emprego na cidade e esses cursos despontaram como os principais”, afirmou o secretário.
A depender do curso, o secretário explica que pode ser exigido um certo nível de escolaridade.
Estão sendo investidos R$ 864 mil no projeto, e os recursos são do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.
As unidades móveis são do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), parceira da prefeitura no projeto.
“As carretas são uma estratégia para levar educação profissional para perto dos alunos, evitando gastos e perda de tempo com deslocamento. Além disso, estaremos atendendo às demandas de formação de cada comunidade”, afirmou o prefeito, Lorenzo Pazolini.
No projeto QualificaVIX Comunidades, as aulas teóricas e práticas serão realizadas nas carretas, que já possuem o maquinário e o mobiliário para as formações.
“São de extrema importância todas as ações, de forma conjunta, que possam ampliar a formação e a qualificação profissional. Temos uma lacuna e uma necessidade, de fato, de ter uma mão de obra qualificada. E o município de Vitória viu isso como algo de transformação, que no futuro irá gerar resultado”, frisa Cris Samorini, presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).
Opinião
Fique por dentro
Qualificação
O QualificaVIX Comunidades é um projeto da Prefeitura de Vitória, onde aulas teóricas e práticas serão realizadas em carretas equipadas com o maquinário e mobiliário para as formações.
Serão cinco “escolas sobre rodas” levadas para espaços públicos das diferentes regiões da capital, ofertando cursos nos segmentos de mecânica e elétrica automotiva, informática e alimentos (Gastronomia, Panificação e Cozinha Capixaba).
Vagas
As unidades móveis são do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e a expectativa é promover a capacitação de 2.300 alunos até 2025.
Cursos
As cinco carretas vão funcionar simultaneamente, em diferentes locais. Serão oferecidas 27 modalidades de cursos gratuitos, e os alunos receberão certificados do Senai.
As primeiras turmas serão iniciadas no próximo dia 23: Carreta de Informática, em frente ao Centro de Referência da Juventude (CRJ), na Ilha de Santa Maria, e a Cozinha Brasil, na Casa do Cidadão, em Itararé.
Inscrições
Para saber as datas e os cursos que serão oferecidos, assim como a documentação necessária, basta acessar a plataforma Vix Cursos, clicando aqui.
Informações também podem ser obtidas pelo telefone (27) 98125-0964 (WhatsApp e ligação), das 9h às 17h, nos dias úteis.
Seleção
A Gerência de Qualificação Profissional é quem confirma a matrícula, já que a prioridade é para moradores da região.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Comentários