X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Novas tendências de arquitetura

Moradias com mais ambientes integrados, conexão com natureza e espaços totalmente claros são alguns dos exemplos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Novas tendências de arquitetura
A arquiteta Thainá Santi desenvolveu um espaço chamado de "Studio Urbano". O ambiente é repleto de plantas e obras de arte e integra várias partes de uma casa em um só local |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Um olhar renovado sobre o conceito de morar. Isso é o que a 27ª edição da Casa Cor ES propõe, mostrando ao público espaços que abraçam as novas tendências da arquitetura, design de interiores e paisagismo.

Moradias com mais ambientes integrados, conexão com a natureza por meio de decoração com plantas, espaços totalmente claros ou em tons mais escuros e utilização de madeira em pisos ou nas paredes são algumas delas.

Leia mais sobre Cidades

A mostra teve início na quarta-feira (04) e acontecerá até o dia 29 de novembro, no Clube Ítalo-Brasileiro, na Ilha do Boi, em Vitória.

Ao todo, são 29 áreas que podem ser exploradas pelos visitantes, sendo construídas por 35 profissionais. Elas prometem encantar o público com seu charme e estilos próprios.

A diretora da Casa Cor ES, Rita Tristão, disse que ao longo da pandemia as pessoas revolucionaram seus estilos de vida e formas de habitar seus espaços, e que a mostra seguiu essa mudança.

“A relação com a casa se transformou e hoje voltamos com um olhar alterado. Hoje não temos a mesma relação com o planeta depois de tudo o que aconteceu”.

Rita explicou que, para este ano, o tema da mostra é “Corpo e Morada”, o que explora a ideia de que uma casa precisa ser uma extensão natural da pessoa e sua conexão com o mundo exterior, sendo um lugar de refúgio.

“É muito importante a gente se sentir conectado com a nossa casa”, frisou.

O trabalho dos profissionais envolvidos nos ambientes da mostra, portanto, foi voltado para essa ideia.

Sobre o que o público pode esperar do evento, ela comentou sobre uma visita completa.

“Você encontra arte, um local de entretenimento, encontra inspiração, porque há muitos ambientes bem projetados e que trazem o que está acontecendo no mundo para o nosso Estado”, afirmou.

Integração

Uma área da mostra que trabalha com a integração de ambientes é o “Café Coworking”, desenvolvido pela arquiteta Laís de Sá.

“A ideia desse espaço é ser alinhado com as tendências pós-pandemia. A gente observa que hoje as pessoas buscam cada vez mais conexão e integração entre elas”.

O local tem uma multifuncionalidade, em que a pessoa consegue trabalhar e também passar um tempo ao ar livre e se reunir com os amigos.

Espaço muito bem aproveitado

A arquiteta Thainá Santi chamou atenção na 27ª edição da Casa Cor com o espaço que desenvolveu, chamado de “Studio Urbano”.

Repleto de plantas e obras de arte, o ambiente integra várias partes de uma casa em um local só de maneira aconchegante.

“Vemos cada vez mais apartamentos menores e conseguimos colocar aqui, em um espaço de 38 metros quadrados, quarto, banheiro, closet e cozinha. Conseguimos aproveitar bastante a área”, disse.

Ela afirmou que seu trabalho reflete a essência do casal capixaba Natália Scarpati, designer, e Marcelo Gomes, músico. Contou também que as plantas deram um toque especial. Entre as utilizadas, estão o alecrim e a espada-de-são-jorge.


Fique por dentro

Casa Cor
É a maior mostra de arquitetura, design e paisagismo da América Latina e está em sua 27ª edição. Tendências desse universo são apresentadas. A edição deste ano tem a temática “Corpo e Morada”.

Conta com 29 ambientes que foram criados por 35 profissionais das áreas de arquitetura, decoração, design de interiores e paisagismo.

Informações
Data: de 4 de outubro a 29 de novembro.

Funcionamento: De terça a sábado, das 14 às 21 horas. Domingos e feriados, das 12 às 19 horas.

Local: Clube Ítalo-Brasileiro. R. Renato Nascimento Daher Carneiro, 1.036, Ilha do Boi, Vitória.

Ingressos
Inteira: R$ 90 e meia-entrada: R$ 45.

Bilheteria física (localizada na entrada da Casa Cor) encerra às 21 horas.

Compra de ingressos on-line: clicando aqui.

Contato
Celular: (27) 99311-6154.

Redes sociais: @casacorespiritosanto.

Fonte: Casa Cor.


Novidades do setor

Ambiente moderno para maquiar

Imagem ilustrativa da imagem Novas tendências de arquitetura
A designer de interiores Rafaela Reis e a arquiteta Lorena D'arc desenvolveram área para influencers e maquiadoras |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

O espaço para a maquiagem não ficou de fora da mostra. A designer de interiores Rafaela Reis e a arquiteta Lorena D'arc desenvolveram uma área voltada para as blogueiras e maquiadoras.

“Foi pensado na funcionalidade da live (gravação de vídeo). É também um ambiente funcional. A mulher pode estar atendendo clientes”, disse Lorena.

Aconchego

Imagem ilustrativa da imagem Novas tendências de arquitetura
Arquiteta Cyane Zoboli criou o "Loft Deca", espaço aconchegante para casal ou pessoa solteira |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Conforto é o que não falta no “Loft Deca”, espaço criado pela arquiteta Cyane Zoboli.

A profissional contou que pensou em um loft para casal ou pessoa solteira que quer viver com conforto e aconchego.

O local integra vários ambientes: quarto, sala, cozinha e também conta com um jardim. Plantas e madeira são bastante utilizados.

Nada de negligência

Imagem ilustrativa da imagem Novas tendências de arquitetura
Desenvolver um banheiro masculino moderno foi o objetivo da arquiteta Jaqueline Lopes |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

A arquiteta Jaqueline Lopes trabalhou com o desenvolvimento de um banheiro masculino moderno.

“Por muitas vezes, a gente acha que o toalete masculino é negligenciado, sem atenção. Então quisemos fazer algo mais impactante”.

Há granito copacabana no piso e bancada, e para o ambiente ficar mais sofisticado foram usadas cores pretas e neutras.

A vegetação também foi utilizada ao redor dos espelhos.

Carro com destaque e arredor sofisticado

Imagem ilustrativa da imagem Novas tendências de arquitetura
Arquiteta Leticia Finamore quis dar destaque ao carro e trouxe a garagem para dentro de casa |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

O carro vira protagonista no projeto da arquiteta Letícia Finamore. Ela contou que trouxe o conceito de garagem para dentro de casa.

Para valorizar o automóvel, disse que a escolha correta dos materiais ao redor foi fundamental: há um mobiliário sofisticado e clean, além de obras de arte. “Hoje os espaços estão sendo mais reduzidos. Por que não fazer a integração da garagem?”, questionou.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: