Médicos explicam os benefícios de adotar o desafio de 1 mês sem álcool
Médicos explicam que é possível perder peso, eliminar a gordura no fígado e ter melhor desempenho nos esportes
Escute essa reportagem
Nas típicas promessas de mudanças de hábito propostas no início de um novo ano, como começar a praticar exercícios físicos ou testar novas dietas, um desafio mundial tem ganhado popularidade no Brasil.
O Janeiro Seco, do inglês “Dry January”, é um desafio que propõe passar um mês inteiro sem consumir uma gota de álcool. A iniciativa teve início na Inglaterra, mas ganhou popularidade no mundo.
No Espírito Santo, médicos falaram sobre os benefícios, a exemplo da endocrinologista Queulla Garret. Ela diz que ficar sem beber por um mês é, sem dúvida, benéfico para a saúde em vários aspectos, além de toda a economia.
“Um dos benefícios é a melhora da esteatose (acúmulo anormal de gordura) e da resistência insulínica. A diminuição da insulina auxilia na perda de peso, o que melhora bastante os riscos da síndrome metabólica”.
Segundo ela, a ausência do álcool também melhora a hidratação, o que além da sensação de bem-estar e energia, também traz um brilho diferente para a pele.
“Outro benefício ocorre na saúde mental com melhora da ansiedade e padrão de sono. Ou seja, parar de beber desintoxica o corpo. Entretanto, parar por 30 dias e depois reiniciar a ingestão alcoólica na mesma intensidade não é interessante”.
A ideia, como ela destaca, é que a sensação de bem-estar seja intensa de tal forma que o desejo pela bebida fique menor e os benefícios continuem. “A moderação deve ser sempre presente”.
O cirurgião do aparelho digestivo Felipe Mustafa também citou benefícios. “Facilita o emagrecimento, ajuda na eliminação da gordura no fígado e na diminuição dos índices glicêmicos e melhora o desempenho esportivo”.
Jessica Polese, pneumologista especialista em Medicina do Sono, destaca que ficar sem beber é muito bom para o sono. “Então, qualquer estímulo para diminuir a quantidade de bebida alcoólica ou ficar sem beber é válido. Claro que não pode ser nada obsessivo”.
O nutrólogo Roger Bongestab disse que o álcool é mais calórico que o açúcar. “Um grama de álcool tem sete calorias, um grama de açúcar só tem quatro”, comparou.
Hidratação
Diagnosticada com pedra na vesícula há quatro anos, a estudante Ana Maria Gomes Cardoso, 32 anos, percebeu que as crises aumentavam após ingerir bebida alcoólica.
“Admito: gostava de tomar uma cachacinha na roça, tradição da família, e uma taça de vinho, mas decidi parar após indicação de um médico. De lá para cá, eu passei a me hidratar mais e só vejo benefícios para a saúde”.
Elogiando o desafio mundial, que é o Janeiro Seco, ela diz: “Muitas pessoas extrapolam no fim de ano, mas se esquecem que a vida continua”.
Saiba mais
Janeiro Seco
O movimento anual surgiu no Reino Unido e tem se popularizado pelo mundo.
A campanha propõe às pessoas que se mantenham sem consumir bebida alcoólica durante esses 31 dias com o objetivo de repensar a relação com a ingestão deste tipo de produto.
Alguns benefícios
Facilita o emagrecimento.
Ajuda na eliminação da gordura no fígado (a chamada esteatose hepática).
Diminui os índices glicêmicos (evita desenvolvimento de diabetes tipo 2.
Melhora o desempenho esportivo (melhora níveis de testosterona e evita a perda de massa muscular).
É uma oportunidade de se ver capaz de dominar a vontade ou até o vício da bebida, com possibilidade de conseguir ter mais domínio sobre suas ações e pensamentos.
Há melhora do sono, que é mais direcionado a um sono profundo.
Como passar pelo período
Identifique os principais gatilhos que te levam a beber.
Escale amigos, parceiros, que te mantenham no foco.
Experimente novas receitas de drinques sem álcool.
Analise os lugares que vai frequentar nesse período.
Não tenha bebidas em casa.
Faça atividades físicas
Retome a rotina alimentar.
Fonte: Médicos consultados.
Comentários