Cansaço excessivo pode ser sinal de mais de 20 doenças
Insuficiência cardíaca, diabetes e vários tipos de câncer fazem parte da lista. Médicos aconselham investigar motivo da fadiga
Escute essa reportagem
Cansaço excessivo é motivo de alerta. Especialistas ouvidos por A Tribuna afirmam que a condição pode ser um sinal para mais de 20 doenças.
Insuficiência cardíaca, diabetes, pneumonia, vários tipos de câncer, hipotireoidismo, tuberculose e fibrose pulmonar fazem parte da lista.
“Sentir cansaço ocasionalmente é normal, especialmente após atividade física intensa, falta de sono, longas horas de trabalho ou estresse significativo”, disse Melchior Luiz Lima, cirurgião cardiovascular.
“No entanto, ele é considerado preocupante e pode indicar uma doença quando é persistente, ao não melhorar com descanso ou sono; é excessivo, sendo desproporcional às atividades realizadas, e afeta a vida diária, ao interferir nas atividades cotidianas”, completou o profissional.
Além desses pontos, Melchior citou que também é importante dar atenção quando a condição acompanha outros sintomas, como dor no peito, falta de ar, alterações de peso inexplicáveis, febre, inchaço e quando surge subitamente, sem motivo aparente.
Uma pessoa que teve o cansaço como sintoma para uma doença foi Antônio Geraldo de Lima, corretor de imóveis de 63 anos. Em 2020, ele contou que foi diagnosticado com câncer.
“Antes, tinha problema de digestão, dores na barriga e o cansaço foi aumentando. Com a piora do quadro, fui ao médico, que solicitou os exames, sendo identificado câncer de intestino em estágio bastante avançado. Tive que fazer a cirurgia com urgência”, comentou.
Na época, ele sofreu de anemia grave, que o deixou ainda mais exausto, e precisou receber sangue. Hoje, disse estar bem, cuidando da saúde e seguindo a vida com fé e disciplina.
Assim como Antônio fez, especialistas informam que é fundamental procurar um médico caso a pessoa se sinta cansada com frequência para descobrir o motivo por trás da condição, que, segundo Melchior, também é sinal para deficiências nutricionais como falta de vitaminas e minerais no organismo.
“Todo sintoma que não melhora precisa ser investigado. O mesmo ocorre no cansaço que não melhora. Vários exames podem ser feitos, como os laboratoriais e até exames de imagens. Os pedidos irão depender de uma avaliação integral e completa do paciente, das comorbidades, do sexo e de outros sintomas associados”, finalizou a oncologista Virgínia Altoé Sessa.
Você sabia?
Para não ter surpresas desagradáveis, os médicos aconselham fazer um check-up por meio de exames clínicos, laboratoriais e de imagem. São exames realizados com periodicidade anual. O principal objetivo é analisar as condições de saúde de uma pessoa ou diagnosticar precocemente.
Opiniões
Confira as doenças
1- Anemia ferropriva
Sendo a mais comum de todas as anemias, a ferropriva é causada pela deficiência de ferro no organismo. É válido ressaltar que o nutriente é importante e que está associado à produção de glóbulos vermelhos e transporte de oxigênio ao pulmão. A doença ocorre por alguns motivos: parasitas intestinais, carência nutricional e perda excessiva de sangue, como em menstruações abundantes.
2- Apneia do sono
Apneia obstrutiva do sono (SAOS) é um distúrbio caracterizado por pausas na respiração durante o sono, tendo o costume de acontecer várias vezes em uma mesma noite; assim, o fluxo de ar para o pulmão é interrompido. Um dos motivos de ocorrer é porque a via aérea fica repetidamente bloqueada por conta do relaxamento dos tecidos da faringe e da base da língua.
3- Artrite reumatoide
Com causa desconhecida e que acomete mais mulheres que homens, a artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica que afeta articulações.
4- Asma
Sem cura, a asma é uma doença respiratória crônica comum que acomete o pulmão. Nela, há inflamação e consequente estreitamento dos brônquios, o que dificulta a passagem do ar. É válido ressaltar que fatores ambientais e genéticos podem gerá-la ou agravá-la.
5- Bronquite
Podendo ser desencadeada por bactéria, vírus e tabagismo, a bronquite é a inflamação dos brônquios (estes conduzem o ar até os alvéolos pulmonares). Há três tipos dela: a aguda, em que é a inflamação temporária dos brônquios; a crônica, em que crises de bronquite podem acontecer por mais de três meses ao ano; e a alérgica, que é desencadeada por algum tipo de substância que cause alergia.
6- Câncer
Diversos tipos de câncer causam no paciente cansaço excessivo. A doença é caracterizada pelo crescimento anormal de células de algum órgão ou tecido, que podem invadir outros órgãos e também tecidos adjacentes, formando tumores cancerígenos.
7- Diabetes
A Diabetes mellitus é causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina. Este é um hormônio importante porque tem a função de quebrar as moléculas de glicose para transformar em energia, a fim de que seja aproveitada por todas as células. A enfermidade pode causar o aumento da glicemia, sendo que as altas taxas podem levar a complicações no coração, artérias, rins, nervos e olhos. Em casos mais graves, pode levar à morte.
8- Doença de Crohn
Doença inflamatória do trato gastrointestinal, ela afeta de maneira predominante a parte inferior do intestino delgado e também o intestino grosso (cólon), tendo como sintomas a febre, diarreia, cólica, sangramento retal e cansaço excessivo.
9- Embolia pulmonar
Com potencial fatal, a embolia pulmonar é causada pela obstrução das artérias dos pulmões por trombos (coágulos), que, em grande parte das situações, têm formação nas veias da pernas ou pélvis, sendo liberadas na circulação sanguínea. O bloqueio é perigoso ao impedir a passagem do sangue e, consequentemente, o transporte de oxigênio do pulmão para o corpo.
10- Enfisema pulmonar
Falta de ar progressiva e chiados no peito são alguns sintomas do enfisema pulmonar. Nele, os alvéolos pulmonares do paciente estão com danos, condição que diminui a capacidade respiratória do pulmão. As causas para a enfermidade estão relacionadas ao tabagismo, exposição à fumaça e fatores hereditários.
11- Esclerose múltipla
Sem cura, a esclerose múltipla é uma doença neurológica, crônica e autoimune. As células de defesa passam a atacar o próprio corpo, produzindo informações que afetam a bainha de mielina, capa protetora que reveste os axônios (prolongamento dos neurônios). Assim, funções coordenadas pelo cérebro, tronco encefálico, cerebelo e medula espinhal passam a ficar comprometidas.
12- Fibromialgia
Sem causa definida que explique o surgimento dela, a fibromialgia é caracterizada pela dor muscular generalizada e crônica. Estudos mais recentes, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, apontam que os pacientes com a doença apresentam uma sensibilidade maior à dor do que quem não tem a enfermidade.
13- Fibrose pulmonar
Rara e crônica, a fibrose pulmonar é uma enfermidade grave em que o pulmão do paciente tem cicatrizes, o que faz o tecido do órgão perder a elasticidade e vai ficando rígido. Essa condição prejudica a respiração e também o fluxo de oxigênio para o organismo. Além do cansaço, a doença também causa falta de ar.
14- Hipotireoidismo
O hipotireoidismo é uma doença que se caracteriza por um problema na tireóide, a qual produz menos hormônios T3 e T4, que são importantes para o organismo. Pode acometer pessoas de qualquer idade, e em adultos pode ser provocada pela falta ou excesso de iodo no corpo, inflamação e causas hereditárias.
15- Insuficiência cardíaca
Na insuficiência cardíaca, há a incapacidade do coração fazer o bombeamento do sangue para todo o organismo de forma adequada. A condição pode estar relacionada a algum problema no relaxamento ou contração do músculo cardíaco, o que compromete o funcionamento do organismo. Se não tratada corretamente, a doença pode prejudicar a qualidade de vida do paciente.
16- Insuficiência renal
Na insuficiência renal, os rins perdem a capacidade filtrar resíduos e líquidos do sangue. Com isso, os resíduos podem chegar a níveis perigosos, afetando a composição química do sangue. Há dois tipos: a insuficiência renal aguda, quando a perda da função renal ocorre súbita e rapidamente; ou crônica, quando a perda é progressiva e irreversível.
17- Lúpus
Mais comum em mulheres, o lúpus é uma doença autoimune em que os anticorpos produzidos pelo sistema imunológico atacam os tecidos e órgãos saudáveis do próprio organismo. Se não for tratada corretamente, a doença pode trazer várias consequências negativas para a vida do paciente e até a morte.
18- Pneumonia
A pneumonia é um tipo de infecção pulmonar que acontece por conta da proliferação de microorganismos infecciosos, como vírus, fungos e bactérias na região dos alvéolos pulmonares. Febre alta, tosse seca ou com catarro, confusão mental, dor no peito e cansaço estão entre alguns sintomas.
19- Sarcoidose
Também conhecida como doença de Besnier-Boeck-Schaumann, a sarcoidose é caracterizada pelo crescimento de nódulos inflamatórios em diversas partes do corpo, alterando tanto a estrutura quanto o funcionamento delas, podendo ocorrer de forma crônica ou aguda. De acordo com a avaliação de pesquisadores, a doença, que é de causa desconhecida, pode se tratar de uma resposta exagerada do sistema imunológico a algum agente como bactéria, fungo ou vírus.
20- Tuberculose
Causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta principalmente os pulmões, mas que também pode acometer outros órgãos. A doença é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais no mundo.
21- Doença Arterial Coronariana
Ocorre por conta da obstrução das artérias coronárias (vasos sanguíneos que irrigam o músculo do coração), que são obstruídas pelo acúmulo de placas de gordura em suas paredes.
Fonte: Pesquisa A Tribuna e médicos consultados.
Comentários