Fala, doutora! Médica explica os sintomas da celulite facial
Doença atinge predominantemente a gordura abaixo da pele, mas também pode afetar a face ou outras áreas do corpo
Escute essa reportagem
A internação do atacante do Vasco, o capixaba David Corrêa, de 28 anos, na última semana, chamou atenção dos internautas e dos noticiários. O atleta foi afastado de campo no jogo contra o Athletico Paranaense após ter sido diagnosticado com celulite facial.
Mas o que seria a celulite facial? Pouco conhecida, a condição, segundo a dermatologista Bruna Anjos, é uma infecção que atinge predominantemente o tecido subcutâneo (gordura abaixo da pele). “Essa infecção também pode acometer a face ou áreas corporais”, explica a médica.
E apesar de afetar áreas corporais, é diferente da celulite mais conhecida, aquela que aparece principalmente nas pernas e bumbum das mulheres, de acordo com a médica.
Segundo a dermatologista, picada de inseto, manipular uma acne no rosto e até infecções dentárias podem causar a doença.
No caso do jogador, ele precisou ficar dois dias internado para receber medicamentos na veia a fim de acelerar o combate à celulite facial.
A Tribuna- O que é celulite facial e como ela se diferencia da celulite corporal?
Bruna Anjos- A celulite facial é uma infecção que atinge predominantemente o tecido subcutâneo (gordura abaixo da pele). Essa infecção também pode acometer a face ou áreas corporais.
Já aquela celulite “mais conhecida”, que se apresenta como irregularidade na superfície da pele (no bumbum e pernas, por exemplo), chama-se lipodistrofia ginoide, não é uma doença, e ocorre por formação de septos fibrosos que puxam a pele, formando as depressões visíveis.
Quais são as principais causas da celulite facial?
Quaisquer ferimentos ou pequenos traumas na pele podem ser uma porta de entrada para a bactéria penetrar no tecido e ser a causa para a formação da celulite, desde uma acne manipulada, um arranhão a uma picada de inseto.
Ela também pode ter relação com infecções dentárias, assim como sinusites. A principal bactéria associada à celulite em adultos é o Estreptococo beta-hemolítico do grupo A.
Existe uma faixa etária ou tipo de pele mais propensa a desenvolver celulite facial?
Não. É uma infecção universal, não tendo prevalência em nenhum grupo. As crianças também podem ser acometidas pela infecção e, por vezes, precisam receber tratamento venoso em regime hospitalar. Nas crianças, a Haemophilus influenzae é a principal bactéria associada à doença.
Quais são os sinais e sintomas mais comuns da celulite facial?
Observa-se vermelhidão, edema, dor e aumento da temperatura da pele no local. Costuma ter uma borda bem delimitada que progride com a evolução da doença. Além das alterações da área comprometida, há febre, calafrios, mal-estar e íngua.
Como diferenciar a celulite facial de outras condições da pele, como alergias ou acne?
É fundamental buscar avaliação médica ou dermatológica para auxiliar no diagnóstico correto e rápida instituição do tratamento, já que se trata de uma infecção potencialmente grave. Na alergia e acne não costuma haver sintomas sistêmicos, como febre e mal-estar.
Existe algum risco associado à celulite facial? Ela pode causar algo mais grave?
Existe sim. Pode evoluir com uma infecção generalizada (sepse) ou até mesmo comprometimento do sistema nervoso central.
Há um tempo máximo em que a doença pode se agravar?
Não. Mas a instalação e a evolução da doença são agudas, com rápida evolução.
Como é feito o tratamento?
O tratamento é feito com antibióticos e pode ser feito por via oral ou venosa, dependendo da gravidade. Remédios para dor e febre também podem ser usados.
Há algum creme ou produto que possa causar celulite facial?
Não é comum. A não ser que haja contaminação do creme pela bactéria e ele seja aplicado em uma pele ferida.
É possível prevenir a infecção?
Não há uma forma específica de prevenção, mas sempre recomendamos não manipular a pele e acnes, evitando formação de feridas. Quando houver infecções dentárias ou sinusite, sempre buscar tratamento odontológico ou médico.
Fique por dentro
A celulite facial é uma infecção grave, provocada por uma bactéria, e que pode se espalhar rapidamente pelo corpo se não for diagnosticada e tratada de forma correta.
Acne manipulada, um arranhão e uma picada de inseto podem ser porta de entrada para a infecção.
Também pode ter relação com infecções dentárias, assim como sinusites.
Os sintomas mais comuns incluem inchaço na face, com aspecto endurecido e avermelhado, frequentemente acompanhado de febre e dor.
O tratamento é feito com antibióticos e pode ser por via oral ou venosa, dependendo da gravidade. Remédios para dor e febre também podem ser usados.
É fundamental buscar avaliação médica ou dermatológica para auxiliar no diagnóstico correto e rápida instituição do tratamento, já que se trata de uma infecção potencialmente grave.
Os números
200 casos por 100 mil pacientes-ano é a estimativa de incidência de celulite infecciosa
Comentários