Três frutas brasileiras estão entre as melhores do mundo
Jabuticaba, açaí e guaraná estão no ranking feito pela plataforma TasteAtlas. Especialistas explicam seus benefícios
Escute essa reportagem
Três frutas brasileiras estão entre as 100 melhores do mundo. Os dados são do ranking internacional da plataforma TasteAtlas, criado a partir de notas dadas pelos usuários.
Famosa por seu mapeamento de sabores globais, a plataforma incluiu jabuticaba, açaí e guaraná em sua lista de melhores frutos.
Polyana Romano Oliosa, nutricionista clínica funcional e doutora em Saúde Coletiva, ressalta que, além de saborosas, elas possuem propriedades que auxiliam na manutenção do corpo humano.
“Por serem ricas em antioxidantes e compostos bioativos, o consumo regular dessas frutas ajuda no emagrecimento, na prevenção de diversas doenças e no combate ao envelhecimento precoce”.
“Elas têm também poder de modular o funcionamento do cérebro, melhorando a cognição, o cansaço e a fadiga, por exemplo”.
Polyana acrescenta que essas frutas são ricas em compostos fenólicos, o que lhes conferem esse poder benéfico.
“As jabuticabas são ricas em antocianinas, o açaí em proantocianidina e o guaraná possui as catequinas. Esses são compostos bioativos, funcionais, antioxidantes e anti-inflamatórios”.
O guaraná, por exemplo, também auxilia na saúde do coração. A nutricionista Thamires Favato conta que esse fator se deve à sua composição.
“Um dos elementos que auxiliam nessa propriedade é a cafeína, presente na sua composição, além da teobromina e da teofilina. O guaraná também pode aumentar o estado de alerta e a concentração, o que pode ser útil para melhorar o raciocínio e o foco”.
A nutricionista Gabriela Rebello, colunista de A Tribuna, ressalta que o açaí é indicado para ser consumido de manhã, devido ao seu efeito estimulante.
“Para a jabuticaba não há uma recomendação específica de horário. O açaí pode ser uma boa opção de café da manhã ou antes do treino devido ao seu efeito energizante”, explica.
FIQUE POR DENTRO
Ranking mundial
A jabuticaba, o açaí e o guaraná estão entre as 100 melhores frutas do mundo e foram classificadas pelo ranking internacional da TasteAtlas. A plataforma permite que seus próprios usuários votem e avaliem uma variedade de pratos típicos de todo o mundo.
As notas variam de 0,5 a 5 para cada prato ou ingrediente. Com essas avaliações, o TasteAtlas calcula uma média, criando assim uma lista das mais apreciadas delícias ao redor do planeta.
Jabuticaba
> Ocupa o oitavo lugar entre as mais bem avaliadas, com 4,5 estrelas. A jabuticaba é uma fruta que fortalece o sistema imunológico por ser rica em zinco e vitamina C. Também regula o intestino por ser rica em fibra.
> Além disso, é rica em antioxidantes como a antocianina, que tem um efeito no retardamento das doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, hepáticas e ainda tem propriedades anti-inflamatórias.
> Contém fósforo e ferro e é rica em potássio, sendo assim, auxilia na eliminação do excesso de sódio do organismo, favorecendo a saúde das artérias e a circulação do sangue.
> Antioxidantes: Rica em antocianinas, vitamina C e compostos fenólicos, ajuda a combater os radicais livres e pode promover a saúde do coração.
> Digestão: Possui fibras que auxiliam na digestão e na saúde intestinal.
> Sistema Imunológico: A vitamina C fortalece o sistema imunológico.
> Recomendação de Consumo: Pode ser consumida in natura, em sucos ou em preparações culinárias. Não há uma recomendação específica de quantidade diária, mas incluir uma porção na dieta é benéfico.
Açaí
> Nativo da região amazônica, a fruta conquistou a 28ª posição com 4,3 estrelas. Rica em antioxidante, ajuda na redução do colesterol e reduz o envelhecimento precoce por conter vitamina C e complexo B. Auxilia no combate à anemia por ser rico em ferro.
> Rico em polifenois, o açaí contribui como vasoprotetor, antiangiogênico, antiaterogênico, vasorrelaxante e anti-hipertensivo, sendo considerado, portanto, como protetor da saúde cardíaca. O fruto contém ainda fitoesteróis, compostos amigos do coração.
> Consumo: O açaí é frequentemente consumido em forma de polpa ou smoothie. Recomenda-se uma porção de 100 a 200 gramas por dia.
Guaraná
> O Guaraná conquistou a 67ª posição com uma avaliação de 4,1 estrelas. Ele é rico em cálcio, ferro, fósforo, potássio, tiamina e vitamina A.
> Devido à cafeína presente na sua composição, além de teobromina e teofilina, o guaraná também pode aumentar o estado de alerta e concentração.
> Antioxidantes: Contém catequinas e outros compostos antioxidantes que protegem as células.
> Desempenho Cognitivo: Pode ajudar a melhorar a memória e a função cognitiva.
> Recomendação de Consumo: Recomenda-se evitar o consumo excessivo devido ao seu efeito estimulante.
Horário de consumo
> Jabuticaba: Não há uma recomendação específica de horário. Pode ser consumida a qualquer hora do dia.
> Açaí: Pode ser uma boa opção no café da manhã ou antes do treino.
> Guaraná: Devido ao seu efeito estimulante, é melhor consumi-lo pela manhã ou no início da tarde para evitar problemas com o sono.
Comentários