Agnaldo Rayol: queda de idosos pode ser causada pela sarcopenia
Doença dificulta tarefas como se levantar da cama, tomar banho e até se vestir
Escute essa reportagem
A perda de músculos, chamada de sarcopenia, aumenta em cerca de 30% o risco de morte em idosos, quando associada à obesidade. Essa perda de massa e da força muscular dificulta tarefas como se levantar da cama ou da cadeira, tomar banho e até mesmo se vestir, além de aumentar o risco de quedas.
O cantor Agnaldo Rayol morreu aos 86 anos, na madrugada desta segunda-feira (04), após sofrer uma queda em casa, no bairro Santana, na zona norte de São Paulo. O artista chegou a ser socorrido ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
A palavra sarcopenia tem origem grega e significa "perda de carne". Com o envelhecimento, essa perda dos músculos é mais acentuada. Cerca de 15% dos brasileiros têm sarcopenia a partir dos 60 anos de idade, chegando a até 50% após os 80 anos, segundo a SBGG.
Em entrevista ao quadro "Fala, Doutora", no Estúdio Tribuna, em março deste ano, a geriatra e presidente da SEBGG- Regional Espírito Santo, Daniela Barbieri, falou sobre a doença (assista abaixo o episódio).
"Não é um diagnóstico fácil, porque exige um exame complementar, com avaliação de força e de capacidade funcional para a gente caracterizar o diagnóstico de sarcopenia. Na prática, o que vemos é essa redução do músculo, trazendo um impacto no dia a dia daquela pessoa", afirmou.
Na população feminina acima de 60 anos, 16% têm sarcopenia, e 14% dos homens, aproximadamente, acima dos 60 anos. Na mulher, isso ocorre tanto pela composição natural do organismo como também pelas alterações hormonais.
Especialistas explica que para prevenir ou tratar a sarcopenia é ideal a combinação de exercícios físicos de resistência e uma nutrição adequada.
Comentários