Prefeito eleito de Guarapari anuncia criação de secretarias
Equipe de transição foi autorizada a iniciar os trabalhos em Guarapari, que vai ter quatro novas secretarias na futura gestão municipal
Escute essa reportagem
Pelo menos quatro novas secretarias serão criadas pelo prefeito eleito em Guarapari, Rodrigo Borges. Entre as principais pastas, está a de Segurança e Transportes, que será comandada por um sargento da policial militar, a pasta de Cultura, da Pesca, e haverá um desmembramento da secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.
Para Borges, as criações são necessárias para que a população seja melhor atendida em cada assunto. “A secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, por exemplo, do jeito que está, não atende de forma eficaz os dois lados. O homem do campo precisa ser assistido e teremos a Secretaria de Agricultura, para buscarmos recursos nos governos Federal e Estadual”.
O atual prefeito de Guarapari, Edson Magalhães, publicou na quarta-feira (30), autorização para a equipe de transição do prefeito eleito começar os trabalhos. A decisão foi pulicada no Diário Oficial do Municípios. Seis nomes vão conhecer a realidade administrativa e financeira, do município, além das informações importantes em cada pasta.
Entre os membros da equipe estão o coordenador Ricardo Rios, advogado e contabilista, ex-secretário e ex-controlador de Piúma, o servidor público Guilherme Ferreira, e o economista Robert Luther, ambos integrantes do Tribunal de Contas, Larissa Santório, servidora pública graduada em Direito e Especialista em Licitações e Contratos, Thomas Tommasi, mestre em políticas públicas, e o médico Marcelo Gomes.
“Nossa maior preocupação é com a saúde financeira do município, uma vez que iremos assumir a prefeitura no exato momento em que nossa cidade terá mais de um milhão de pessoas. Precisamos fazer um planejamento e uma programação para o verão, e tudo isso depende de como iremos encontrar o caixa da prefeitura”, comenta ele.
O coordenador da equipe de transição, Ricardo Rios, destaca que além da preocupação com as contas e contratos firmados, é preciso entrar com um cronograma a ser cumprido, já no dia 1º de janeiro.
“Não tivemos acesso a nenhuma informação até agora. No portal da transparência não encontramos informações suficientes ou desatualizado. Precisamos ter esses contratos ativos. Vamos receber uma cidade em andamento, e com um fluxo muito maior. De 130 mil para 1 milhão de pessoas”, destaca.
SAIBA MAIS
Na nova pasta de Segurança e Transportes, que será comandada por um policial militar, o prefeito eleito confirmou o nome do secretário. Será o sargento Felipe Rosa Piontkovsky, que além de PM é formado em Direito e pós-graduado em Gestão de Segurança Pública.
O coordenador da equipe de transição, Ricardo Rios, que é advogado e contabilista, ex-secretário e ex-controlador de Piúma, deve assumir a pasta de Administração.
E o economista Robert Luther Salviato Detoni, que é Auditor do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TC-ES), e está na equipe de transição, vai para a pasta da Fazenda.
Novas quatro secretarias serão criadas. Além da já citada pasta de Segurança e Transportes, haverá ainda a criação das secretarias de Cultura, da Pesca, além de um desmembramento da secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.
Nomes dos secretários que vão assumir as pastas serão repassados na próxima semana. A equipe de transição foi autorizada a iniciar os trabalhos no próximo dia 4.
Comentários