Podemos governará quase 1 milhão de habitantes, após conquistar 11 prefeituras
Gilson Daniel, presidente estadual, sai como um dos principais vencedores das eleições municipais
Escute essa reportagem
Ao final das apurações do primeiro turno das eleições municipais, é possível dizer que, a partir de 1º de janeiro do próximo ano, o Podemos irá governar a maior população do Espirito Santo. Serão 981.169 habitantes nas 11 cidades que o partido venceu no pleito deste domingo (06). O presidente do partido, deputado federal Gilson Daniel, consolida sua liderança e é um dos principais vencedores do pleito.
Ainda sem contar com o município de Serra, que terá o seu segundo turno, o Republicanos governará 585.668 habitantes, seguido do Progressistas com 491.856 e pelo MDB com 401.869. Apesar de ter eleito a maior quantidade de prefeitos (21), o partido do Governador Renato Casagrande, o PSB, terá sob sua responsabilidade 376.525 capixabas.
O Podemos é, também, o partido de Wanderson Bueno, reeleito com a maior votação proporcional do Espírito Santo, com 92,49% dos votos em Viana, berço político do presidente Gilson Daniel. Além de Bueno, a sigla terá mais duas prefeituras na Grande Vitória, com Arnaldinho Borgo, sendo reeleito com quase 80% em Vila Velha e Eleazar Lopes, em Fundão. O partido é aquele que mais fez prefeitos na região metropolitana.
Linhares e São Mateus também serão administradas a partir do ano que vem pelo Podemos, com as vitórias de Lucas Scaramussa e Marcus da Cozivip. O partido venceu ainda em Ibiraçu (Duda Zanotti), Iúna (Romário Batista), Marataízes (Toninho Bittencourt), Montanha (Iracy Baltar), Rio Bananal (Bruno Pella) e em Rio Novo do Sul (Nei Castelari).
Além disso, o partido elegeu neste domingo 12 vice-prefeitos em importantes municípios do estado: Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Governador Lindenberg, Irupi, Itarana, Jaguaré, Laranja da Terra, Pancas, Piúma, Santa Teresa, São Mateus e Sooretama.
A expansão do Partido passou também pelo aumento considerável no número de vereadores. A partir do ano que vem serão 125 vereadores do Podemos. O partido e o seu presidente, Gilson Daniel, tornaram-se os principais atores no xadrez eleitoral do Estado.
Comentários