Eleições municipais tem resultado positivo para o governador do ES
Na Serra, por exemplo, candidato apoiado por Casagrande superou expectativas e foi para segundo turno com a maior votação
Escute essa reportagem
O governador Renato Casagrande (PSB), politicamente falando, foi um dos maiores vencedores do primeiro turno das eleições. Entre as vitórias do chefe do Executivo estadual está a chegada de Weverson Meireles (PDT) ao segundo turno na Serra na primeira colocação.
Esta situação foi encarada por muitos no mercado político como a grande surpresa das eleições municipais do Espírito Santo em 2024. No começo da campanha, Casagrande não havia manifestado apoio a um nome na Serra, apesar da parceria com o atual prefeito Sergio Vidigal (PDT).
Foi no final da campanha do pedetista que o governador decidiu sair às ruas acompanhado de Vidigal e Meireles e declarou:
“Meu candidato na Serra é Weverson Meireles”. Após isso, gravou vídeos em favor de Meireles e, no penúltimo dia de campanha, decidiu deixar tudo de lado e estar com o pedetista mais uma vez.
Tudo indica que essa força concedida pelo governador na reta final fez com que Meireles fosse de fato alçado para a segunda rodada, que será disputada contra o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos), pegando o mercado político de surpresa, que esperava uma disputa contra o ex-prefeito Audifax Barcelos (PP).
Além disso, em outras cidades da Grande Vitória como Vila Velha, Cariacica e Viana, Casagrande foi também vencedor com folga, já que seus aliados foram eleitos em primeiro turno, e todos bem votados.
Na cidade canela-verde, Arnaldinho Borgo (Podemos), um dos principais aliados do socialista, foi eleito com 79,04% dos votos; Euclério Sampaio (MDB) foi reconduzido ao cargo com 88,41% da preferência dos eleitores; por fim, Wanderson Bueno (Podemos) foi quem teve maior vitória, com 92,49% dos votos.
Em Anchieta, Léo Português (PSB) levou o pleito com 42,33% dos votos, outro aliado do governador. Em Barra de São Francisco, outro prefeito reeleito com relação próxima a Casagrande foi Enivaldo dos Anjos (PSB), com 64,23%.
Em Santa Teresa, Kleber Medici (PSDB), que apesar de não ser do partido do governador, teve respaldo dele e foi vitorioso com 58,87%.
Comentários