Grande Vitória elege mais mulheres nas câmaras
Na última votação municipal, em 2020, a região metropolitana teve 5 eleitas. Número subiu para 8, incluindo a mais votada na capital
Escute essa reportagem
Um dos dados que chamou atenção quando o resultado das eleições foi divulgado ontem foi o número de mulheres eleitas nas câmaras da Grande Vitória. A quantidade é maior do que em 2020, por exemplo.
Apesar de o número ainda não ser tão grande, a vitória foi comemorada entre as parlamentares. Em 2020, eram cinco mulheres eleitas em Vitória, Vila Velha, Serra, e Cariacica juntas. Agora são oito mulheres.
A mais votada foi a vereadora de Vitória Karla Coser (PT), que vai para seu segundo mandato. Ela teve 7.256 votos. Ainda na capital há mais duas: Ana Paula Rocha (Psol), com 2.640 votos, e Mara Maroca (PP), com 2.390, ambas estreantes na Casa Legislativa.
Já Vila Velha, que em 2020 contava somente com Patrícia Crizanto (PSB), agora tem duas. Além de Patrícia, que foi reeleita com 3.612 votos, Carol Caldeira (DC), com 2.066, chega para ser mais uma representante feminina.
Durante os últimos quatro anos, uma das maiores reclamações de Patrícia na Casa era de que Vila Velha tinha só uma parlamentar. Agora, o time de mulheres foi reforçado na cidade canela-verde.
Já na Serra, em 2020 foram eleitas duas mulheres. Agora, o Legislativo continuará contando com duas mulheres. Raphaela Moraes (PP) foi reeleita com 2.873 votos, enquanto Andréa Duarte (PP), com 3.795 votos é a estreante.
Por fim, Cariacica, que contava com nenhuma vereadora em 2020, agora terá uma. Açucena (PT) foi a única eleita, atingindo a marca de 2.644 votos dos eleitores de Cariacica.
Prefeituras
Em comparação ao número de prefeitas eleitas em 2020, não houve muita mudança, apesar do crescimento. Na eleição passada, foi somente uma eleita, Ana Malacarne (MDB), em São Domingos do Norte.
Desta vez, o Estado registrou duas eleitas para comandar o Executivo Municipal. Além da própria Ana, que conseguiu se reeleger com 4.557 votos, o resultado positivo foi comemorado por Iracy Baltar (Podemos), que foi eleita prefeita de Montanha, com 5.523 votos.
Iracy enfrentou o prefeito que termina seu mandato em 31 de dezembro deste ano, André Sampaio (PSB), que tentava reeleição.
Ela também já havia sido prefeita de Montanha e volta para novo mandato. Foi uma das apostas do deputado federal e presidente estadual do Podemos, Gilson Daniel.
Em todos as outras 76 cidades, é um homem que administra o Executivo.
Comentários