Domingos Taufner é eleito novo presidente do Tribunal de Contas do ES
Conselheiro exercerá o mandato no biênio 2024-2025
Escute essa reportagem
O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) elegeu um novo presidente nesta terça-feira (31), durante uma sessão plenária. O conselheiro Domingos Taufner foi eleito por maioria e exercerá o mandato no biênio 2024-2025.
Além do novo presidente, também foram eleitos para compor a diretoria do Tribunal de Contas os conselheiros Luiz Carlos Ciciliotti, como vice-presidente; Sergio Aboudib, corregedor; e Rodrigo Chamoun, diretor da Escola de Contas Públicas.
A solenidade de posse será realizada em 11 de dezembro. Já o ocupante do cargo de ouvidor será definido em janeiro, após duas votações em branco.
De acordo com o TCE-ES, a comissão de transição que irá organizar troca dos conselheiros presidentes será formada nos próximos dias.
Em seu discurso após a vitória, Taufner destacou que sua gestão trará continuidade à aproximação com a sociedade, inclusive com o uso de linguagem simples em documentos e comunicados. “É importante que a sociedade cada vez mais reconheça no Tribunal de Contas um órgão comprometido com a melhoria da gestão pública”, afirmou.
O atual presidente do Tribunal, Rodrigo Chamoun, agradeceu a todos que participaram da eleição e lembrou os avanços conquistados pelo TCE-ES ao longo dos últimos anos. “Conseguimos transformar o Tribunal em referência nacional no controle de gestão fiscal, no controle de negócios governamentais. Somos um dos tribunais mais avançados do Brasil no uso de tecnologia”, disse.
Quem é Domingos Taufner
Conselheiro desde 2011, Taufner é pós-graduado em Direito Tributário e mestre em Direitos e Garantias Fundamentais. Ingressou no Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo em março de 2010 como procurador do Ministério Público de Contas.
Funções
Entre as funções do presidente do TCE-ES está dirigir o Tribunal e seus serviços auxiliares, conduzir sessões plenárias, dar posse aos conselheiros, conselheiros substitutos, procuradores do Ministério Público junto ao Tribunal e servidores do Tribunal.
Fonte: TCE-ES
Comentários