Polícia flagra furto de energia em academia e padaria na Serra
Prática é crime e tem pena de reclusão de um a quatro anos, além de multa
Escute essa reportagem
A Polícia Civil e a EDP realizaram, nesta segunda-feira (15) e terça-feira (16), inspeções em dois estabelecimentos comerciais na Serra. Na padaria localizada no bairro Chácara Parreiral, e na academia, localizada em Jardim Carapina, foram identificados indícios de furto de energia.
Segundo a concessionária de energia, peritos encontraram uma ligação direta na rede, indicando que a energia consumida não estava sendo paga.
O proprietário da academia acompanhou a inspeção e os técnicos desfizeram a ligação irregular. Já na padaria, peritos encontraram uma manipulação que desviava energia para alimentar dois aparelhos de ar-condicionado e um forno trifásico do comércio — além de uma corrente que seguia para um edifício em construção em uma quadra próxima ao local.
Um terceiro imóvel também recebia energia de forma clandestina vinda da padaria para o funcionamento de mais dois aparelhos de ar-condicionado em um apartamento.
"A EDP esclarece que a conexão direta, sem a devida medição, é considerada furto de energia, pois impossibilita o registro adequado do consumo e, consequentemente, o faturamento correto da energia", afirmou, por meio de assessoria, a concessionária.
Os proprietários dos dois estabelecimentos foram apresentados à Autoridade Policial para adoção das medidas cabíveis. Além do processo criminal, os proprietários irão arcar, conforme a regra da Resolução ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade, além do custo administrativo.
Comentários