Homem é preso e adolescente é detido pelo assassinato de jovem na Serra
Ronald da Silva Modesto, de 19 anos, foi morto no dia 4 de dezembro de 2023, com um tiro na cabeça
Escute essa reportagem
Um homem de 32 anos foi preso e um adolescente, de 16, apreendido, ambos suspeitos do assassinato de Ronald da Silva Modesto, de 19 anos. O crime ocorreu na noite do dia 4 de dezembro de 2023, quando a vítima foi baleada na cabeça após o motorista do carro em que estava se recusar a parar o veículo, no bairro Das Laranjeiras, em Jacaraípe, na Serra.
Ronald, natural do interior de São Paulo, estava há menos de uma semana no Espírito Santo para trabalhar e estudar. Na ocasião, depois de um dia de trabalho com o tio, ambos foram abastecer o veículo. Ao passarem pelo cruzamento da avenida Guaianazes com a rua São Paulo, onde funcionava uma boca de fumo, o adolescente, que estava vendendo drogas, se aproximou da janela do carro para observar o interior. Assustado com a aproximação, o tio decidiu retornar para casa.
É importante destacar que, naquele período, a guerra pelo monopólio do tráfico estava intensa na região. Quando o motorista retornou pela avenida Todos os Santos, o adolescente chamou Emerson Fontoni, conhecido como "Baby", e relatou que o carro estava em atitude suspeita.
Ao passarem novamente pelo cruzamento, Emerson saiu de uma casa, apontou um revólver calibre 38 em direção às vítimas e ordenou que parassem o veículo. Assustado, o motorista acelerou e, no momento em que entrou na linha de tiro, abaixou a cabeça. Um dos três disparos atingiu Ronald na cabeça. Ele foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
A polícia destacou que o motorista usava uniforme de trabalho, o carro estava em velocidade compatível com a via, com faróis baixos e vidros abertos sem insulfilm, características que não indicavam envolvimento em gangues rivais, sugerindo que foram confundidos com criminosos.
Após o crime, a polícia identificou os suspeitos e descobriu que Emerson havia fugido para Ipatinga, em Minas Gerais, onde trabalhava em uma obra como pintor. Ele foi preso no dia 19 de junho em uma operação conjunta da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra e do DHPP local.
Emerson foi conduzido à Serra e, durante o interrogatório, confessou sua participação no crime. Ele foi indiciado por homicídio qualificado por motivo torpe, impossibilidade de defesa da vítima, tentativa de homicídio (por ter atirado na direção do veículo, só não atingindo também o tio de Ronald porque ele abaixou a cabeça) e por corrupção de menores. Emerson é réu em ação penal que tramita na Terceira Vara Criminal do Júri da Serra.
O adolescente foi apreendido no dia 6 de setembro em uma operação no bairro Laranjeiras. Ele também confessou a participação no homicídio e está internado no Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (CIASE). Foi indiciado pela prática de ato infracional análogo ao homicídio e tentativa.
Comentários