X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Fortaleza vence Retrô nos pênaltis e garante vaga na 3ª fase da Copa do Brasil

Dos 20 times da Série A do Brasileiro, apenas o Cruzeiro está eliminado da Copa do Brasil


Ouvir

Escute essa reportagem

Chegou ao fim nesta quinta-feira a segunda fase da Copa do Brasil. Na Arena Castelão, o Fortaleza garantiu sua vaga na terceira fase ao eliminar o Retrô-PE, nos pênaltis, por 3 a 2, após ficar no 0 a 0 no tempo normal. Além da classificação, o Fortaleza embolsou R$ 2,2 milhões e é mais um dos 32 times que seguem neste torneio milionário.

A competição ganhará as chegadas de Palmeiras, São Paulo, Grêmio, Atlético, Flamengo, Fluminense, Botafogo e Red Bull Bragantino, classificados à Copa Libertadores. Além deles, o Athletico-PR (vaga pelo Brasileirão), o Ceará (campeão da Copa do Nordeste), o Goiás (campeão da Copa Verde) e o Vitória (campeão da Série B) também entrarão nesta etapa. A data do sorteio dos próximos jogos ainda não foi confirmada pela CBF.

O fato curioso é que dos 20 times da Série A do Brasileiro, apenas o Cruzeiro está eliminado da Copa do Brasil. O maior campeão, com seis títulos, caiu ainda na primeira fase, quando foi derrotado pelo Sousa-PB, por 2 a 0, no interior da Paraíba.

O duelo nordestino começou quente na capital cearense. Quem teve a primeira chance foi o Retrô, com Giva, ex-Santos, tirando tinta da trave de João Ricardo. A resposta do Fortaleza foi imediata. Moisés cruzou rasteiro, mas Pikachu chegou atrasado no lance.

Aos poucos, o time cearense foi tomando conta da partida. Com mais qualidade com a bola nos pés, os donos da casa trocavam passes no campo de ataque, porém não encontrava espaço para finalizar. Na reta final, Paulo Ricardo salvou o Retrô, em dois chutes de Moisés, que era o jogador mais agudo da partida.

Na segunda etapa, o freio de mão seguiu puxado. O Fortaleza tinha mais ímpeto ofensivo, dominava as ações do jogo, mas seguia pecando nas conclusões e, por ora, esbarrando na marcação adversária. O Retrô era totalmente reativo e pouco se expôs, mesmo tendo espaço para os contra-ataques.

Praticamente com 10 jogadores no campo de ataque, o Fortaleza começou a abusar de lançamentos na área e jogadas de linhas de fundo. Já na reta final, Kervin serviu Lucero, que quase da pequena área, isolou. Depois Calebe arriscou de longe e Paulo Ricardo garantiu o empate, levando a decisão para os penais.

Na abertura das penalidades, os goleiros começaram com 100%. O experiente Fernandinho parou no goleiro João Ricardo, enquanto Calebe parou em Paulo Ricardo. Na sequência, Renato Henrique mandou para fora, mas Lucero desperdiçou também. O gol só foi sair na terceira batida, com Edson Lucas e Kervin. Já na quarta, Luisinho isolou e José Welison colocou o Fortaleza em vantagem. Fechando a série, Giva manteve as esperanças do Retrô viva, porém Tinga encheu o pé para classificar o time cearense.

Mais cedo, o Criciúma-SC ficou no empate por 1 a 1 no tempo normal contra o Brasiliense-DF, mas conquistou a vaga nos pênaltis, por 3 a 1. Já o Águia de Marabá-PA teve classificação tranquila e despachou o Capital-TO, por 3 a 0. O Amazonas-AM avançou ao superar o Maringá-PR, por 1 a 0, no Paraná, enquanto o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, venceu o Anápolis-GO por 2 a 1, com o goleiro Michel defendendo um pênalti, já nos acréscimos.

OS RESULTADOS DE QUINTA-FEIRA:

Brasiliense-DF 1 (1) x (3) 1 Criciúma-SC

São Bernardo-SP 0 x 2 Corinthians-SP

Águia de Marabá-PA 3 x 0 Capital-TO

Botafogo-SP 2 x 1 Anápolis-GO

Maringá-PR 0 x 1 Amazonas-AM

Fortaleza-CE 0 (3) x (2) 0 Retrô-PE

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: