Atual campeão, Flu tenta repetir o roteiro em 2024
Tricolor inicia a luta pelo bicampeonato na mesma cidade onde iniciou a campanha vitoriosa em 2023, em Lima diante do Alianza
Escute essa reportagem
O Fluminense inicia nesta quarta-feira (03) a luta pelo bicampeonato da Libertadores na mesma cidade onde iniciou a campanha vitoriosa do ano passado. Tentando repetir o roteiro que culminou com a festa no Maracanã, o tricolor vive, porém, momento diferente dentro de campo.
Em Lima, o tricolor enfrenta o Alianza Lima, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Alejandro Villanueva, pelo Grupo A.
Assim como no ano passado, tricolor busca uma vitória fora de casa, mas dessa vez para retomar a confiança após a queda diante do Flamengo nas semifinais do Carioca.
Em 2023, quando estreou na Libertadores vencendo o Sporting Cristal, em Lima, por 3 a 1, no dia 05 de abril, o Fluminense estava disputando a final do Campeonato Carioca e, apesar de ter perdido no primeiro jogo para o Flamengo, vivia boa fase, sacramentada com a conquistada estadual dias depois com goleada de 4 a 1 sobre o rubro-negro.
Neste ano, mesmo com o título da Recopa Sul-Americana, o Fluminense não tem conseguindo atuações convincentes, e o desempenho nos clássicos foi um fator preponderante para que a desconfiança pairasse sobre a equipe.
O Fluminense terá desfalques importantes esta noite. Germán Cano e John Kennedy, protagonistas do título de 2023, não enfrentam o Alianza por conta de uma lesão no joelho direito e de suspensão, respectivamente.
Outros jogadores importantes como Paulo Henrique Ganso, Keno, Marlon e Manoel também estão fora da partida por motivos de lesão, enquanto Diogo Barbosa cumpre suspensão automática.
Apesar dos desfalques, o técnico Fernando Diniz espera que o jogo em Lima sirva como virada de chave para o Fluminense na temporada. Em 2023, o tricolor teve um início de Libertadores perfeito, com três vitórias nos três primeiros jogos, criando uma "gordura" que garantiu a classificação para o mata-mata.
Além de dar confiança e um respiro para a equipe, uma vitória sobre o Alianza Lima manteria uma escrita positiva para o Fluminense na Libertadores.
Sem contar com a edição deste ano, o Tricolor tem nove participações em Libertadores, e nunca foi derrotado em partidas de estreia na história da competição. Ao todo, foram cinco vitórias do Flu e quatro empates.
Prováveis escalações
Alianza Lima
Franco Saravia; Ramos, Zambrano, Garcés e Serna; Rodríguez, Castillo e Cabello; Freytes, Gabriel Costa e Cecilio Waterman.
Técnico: A. Restrepo
Fluminense
Fábio; Samuel Xavier, Thiago Santos, Felipe Melo e Marcelo; Martinelli, André, Lima (Terans) e Renato Augusto; Arias e Lelê.
Técnico: Fernando Diniz
Estádio: Alejandro Villanueva
Horário: 21h30
Juiz: Andrés Matonte (URU)
Comentários