Ataque é a principal arma do Botafogo para estreia na Libertadores
Após ótimas atuações ofensivas na fase preliminar, Fogão vai receber nesta quarta o Junior Barranquilla/COL na estreia da fase de grupos
Escute essa reportagem
O início da caminhada do Botafogo na fase de grupos da Libertadores acontece em um momento de calmaria dentro das quatro linhas. Após a passagem animadora pelos confrontos prévios da competição - contra Aurora/BOL e Bragantino - e a conquista da Taça Rio, a equipe receberá o Junior Barranquilla/COL com elenco praticamente completo. Isso significa que sobram opções no ataque, a chamada “boa dor de cabeça” para o técnico interino Fábio Matias.
Nos quatro jogos anteriores, Júnior Santos fez História no clube, marcando oito gols e se tornando o maior artilheiro alvinegro dentro da Libertadores.
É difícil não associar sua figura ao que vem sendo esta campanha. Contando com o Carioca, já são cinco partidas consecutivas balançando as redes.
No começo do ano, porém, Júnior Santos não era candidato a ser a grande referência no ataque. Na janela de transferências, John Textor repatriou Jeffinho por empréstimo e abriu os cofres para contratar Luiz Henrique e o venezuelano Savarino.
Se estes eram os favoritos a comandar a linha de frente alvinegra, junto de Tiquinho Soares, hoje estão envolvidos numa corrida em busca de duas posições, mas onde há um claro líder.
Luiz Henrique e Jeffinho tiveram o início de 2024 marcado por lesões. O primeiro sofreu um problema na coxa direita após fazer apenas duas partidas, e sequer teve tempo de mostrar seu repertório no novo clube.
O outro teve um começo bom no Estadual, marcando três gols em seis jogos, mas sofreu lesão na panturrilha esquerda. Ambos voltaram aos treinos no CT apenas no fim de março, e fizeram seus retornos no último domingo (31), na vitória sobre o Boavista.
O confronto da noite de hoje representa um começo para o Botafogo de duas maneiras. Ao mesmo tempo que o clube inicia a fase de grupos rumo ao sonhado primeiro título de Libertadores, também marcará a presença, pela primeira vez, do treinador Artur Jorge no Estádio Nilton Santos.
Na terça (02), o português esteve ao lado de John Textor em uma partida do Lyon, na França. Nesta quarta (03), ele chega ao Rio ao lado do americano, e vai direto ao estádio para acompanhar a partida.
Prováveis escalações
Botafogo
Gatito Fernández; Damián Suárez, Lucas Halter, A. Barboza e Marçal; Gregore, Marlon Freitas e Eduardo; Júnior Santos, Tiquinho Soares e Savarino.
Técnico: Fábio Matias
Junior/COL
Santiago Mele; Gabriel Fuentes, Jermein Peña, Ceballos e Walmer Pacheco; Víctor Cantillo, Didier Moreno e Yimmy Chará; José Enamorado, Deiber Caicedo e Carlos Bacca
Técnico: Arturo Reyes
Estádio: Nilton Santos
Horário: 19 horas
Juiz: Cristian Garay (CHI)
Comentários