Ensino integral ajuda a reduzir evasão escolar, diz diretor do MEC
Modalidade, praticada em 184 escolas no ES, é exemplo para o Brasil, de acordo com Alexsandro do Nascimento Santos
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No mundo inteiro, a educação em tempo integral é uma tendência. A modalidade de ensino traz benefícios aos estudantes, como a melhora da aprendizagem e a diminuição da evasão escolar.
Foi o que afirmou o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do Ministério da Educação (MEC), Alexsandro do Nascimento Santos, durante o II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária – “Experiências em Foco”, que começou nesta quinta (11) e termina nesta sexta-feira (12) com a presença de 23 ministros de oito países que vieram conhecer a educação capixaba.
Segundo ele, o Espírito Santo é um destaque positivo da educação brasileira ao fazer um bom trabalho com o ensino em tempo integral. “É importante colocá-lo em ação de maneira cuidadosa e respeitando as diferenças entre os estudantes, e o Espírito Santo tem feito isso”.
O diretor afirmou que essa experiência do Estado é um ótimo exemplo para “iluminar” gestores públicos ao redor do País.
Outra ação inspiradora é o Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Proeti), ação em que o governo estadual dá apoio às redes municipais para a criação e ampliação da oferta do ensino na modalidade.
“Como fazer que estudantes, na rede municipal ou estadual, tenham a mesma qualidade e direito à educação? Isso é algo que o Espírito Santo faz bem e pode compartilhar com os outros estados”.
No Espírito Santo, das cerca de 400 escolas da rede estadual de ensino existentes, 184 trabalham em tempo integral.
Fique por dentro
Evento
No II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária – “Experiências em Foco”, o governo do Estado recebe membros da Missão Internacional de Ministros e Secretários de Educação.
É sediado pela Secretaria da Educação em parceria com a Comunidade Araucária, composta por 23 ministros (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Panamá, Uruguai e Peru).
Na ação são apresentadas as experiências e os avanços alcançados pelas escolas de tempo integral do Estado, bem como os desafios educacionais globais.
Entre as atividades de hoje estão visitas a escolas de tempo integral.
Ensino em tempo integral
A educação em tempo integral é uma tendência no mundo inteiro e traz benefícios para os alunos como a melhora da aprendizagem e diminuição da evasão escolar.
Alexsandro do Nascimento Santos, diretor do MEC, disse que a expansão das matrículas em tempo integral é uma grande experiência do Espírito Santo para iluminar gestores públicos em outros estados.
A parceria que o governo estadual capixaba tem com os municípios por meio do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Proeti) também é um ótimo exemplo para o País.
Proeti
No Proeti, o governo do Estado passa a oferecer apoio às redes municipais para a criação ou ampliação da oferta desta modalidade.
Contempla 67 municípios e contribuiu com a criação de 38.198 vagas em tempo integral nas redes municipais.
Fonte: Sedu.
O que eles dizem
“Viemos para o encontro porque valorizamos muito o modelo de escolas que trabalham em tempo integral aqui no Brasil.
Nessa experiência, podemos entender mais sobre o assunto, aprender mais a respeito do modelo para levarmos para nosso país porque sabemos que tem bons resultados. É um bom intercâmbio para compreendermos como é a educação nas escolas capixabas, as quais também visitaremos”.
- Augustín Porres, diretor regional da Fundación Varkey, na Argentina
“Estou surpreso com as ações do Brasil em relação à educação em tempo integral. Lá no México, temos uma quantidade pequena de estudantes nesse tipo de modalidade de ensino, cerca de 3% a 4%.
As discussões durante o encontro têm sido muito interessantes”.
- Jorge Enrique Hernandez Meza, secretário de Educação de Guanajuato, México
"Somos um dos estados que têm se destacado com muita presença em território nacional em relação aos trabalhos com o tempo integral”
- Vitor de Angelo, secretário de Educação
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