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Crianças avançam no desempenho da leitura

Teste feito com alunos do 2º ano do ensino fundamental da rede pública de Vitória mostrou que 74% são leitores fluentes


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Imagem ilustrativa da imagem Crianças avançam no desempenho da leitura
Uma criança que se destacou no teste de leitura foi João Augusto, de 8 anos. Sua mãe, Tatiane Pimentel Rossi, técnica em saúde bucal de 32 anos, disse que a leitura do filho melhorou e acredita que a escola municipal Anacleta Schneider Lucas, onde o pequeno estuda, dá todo o suporte para esse desenvolvimento, com o incentivo da pedagoga Mara Correia Silva, na foto com o aluno. “A escola incentiva, ajuda e inclui os estudantes de uma maneira espetacular para o aprendizado e principalmente na leitura. É uma escola integral e que contém várias atividades extras”, disse a mãe. O pequeno gosta de ler fora das aulas também. |  Foto: Fábio Nunes/ AT

Avante com as palavras! De acordo com a Secretaria de Educação de Vitória (Seme), 74% dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental da rede municipal são fluentes em leitura.

O resultado, que é do final de 2023, está relacionado a uma prova que foi aplicada para os pequenos e mostra a evolução do desempenho das crianças ao ler. No final de 2022, 44% dos estudantes tinham fluência.

A porcentagem também evidencia um contraste grande com a média nacional. Os últimos dados disponíveis do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), revelam que, no Brasil, 56,4% das crianças do 2º ano do ensino fundamental da rede pública não sabem ler e nem escrever.

A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, celebrou os 74% de fluência.

“A gente tem priorizado a alfabetização. Temos feito um trabalho de fortalecimento desse processo com objetivo de que no 2º ano as crianças já consigam ler um texto e interpretá-lo”, explicou.

Ela também explicou como funcionou o caminho percorrido para o teste: a Seme envia provas para as escolas e a pedagoga de cada unidade aplica a avaliação com os alunos.

Ao todo, o teste é feito quatro vezes ao longo do ano, com estudantes do 2º ano da rede municipal.

É observado se a criança consegue ler palavras, se só sabe ler sílabas, se não lê ao todo, se consegue decodificar e se está fluente. “Há uma escala de fluência leitora”, afirmou.

O resultado da prova é registrado em uma plataforma on-line, no Sistema de Avaliação Educar para Valer (SAEV), e a ação toda é feita como um mapeamento para a tomada de decisão.

“A partir de um resultado, fazemos a análise da situação de ensino das crianças e propomos alterações. A própria escola pode sugerir mudança, intervir de forma intencional, pensando nas metodologias, nos motivos de uma turma aprender mais que a outra”, disse Juliana.

“A secretaria também se movimenta: discutimos a formação de professores e fazemos o assessoramento pedagógico. A secretaria vai até as escolas, observa as aulas e ajuda a tomar decisões”, completou.


Resultado excelente

Imagem ilustrativa da imagem Crianças avançam no desempenho da leitura
|  Foto: Divulgação

“Temos feito um trabalho de fortalecimento do processo de alfabetização com objetivo de que no 2º ano as crianças já consigam ler um texto e interpretá-lo. O resultado que tivemos de 74% de fluência é excelente.

Discutimos a formação de professores, fazemos o assessoramento pedagógico e ajudamos as escolas a tomarem decisões”.

- Juliana Rohsner, secretária de Educação de Vitória

Dicas para incentivar a leitura

Dar o exemplo é fundamental

- Escolha livros adequados para a idade. Existem aqueles voltados para bebês, para crianças na pré-escola e para as mais velhas.

- Dê o exemplo. O interesse pela leitura pode surgir ao ver o pai ou a mãe entretidos por um livro.

- Leia para a criança e converse com ela sobre as personagens da história. E conte a história de forma prazerosa, animada, empolgante.

- Crie um cantinho da leitura, para que a criança se sinta aconchegante quando estiver lendo.

- Crie um clube do livro. Nele, a família decide uma obra para ler na semana e, em um determinado dia fixo, compartilha o que foi lido.

- Procure livros que tenham a ver com os interesses da criança. Por exemplo, com o que ela está aprendendo na escola.

Fonte: Pesquisa AT.

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