Ministros de oito países vêm conhecer educação capixaba
Serão apresentados desafios educacionais, avanços alcançados pelas escolas de tempo integral e experiências locais
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De forma inédita no Brasil, o governo do Espírito Santo recebe nesta quinta (11) e sexta-feira (12) membros da Missão Internacional de Ministros e Secretários de Educação para o II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária – “Experiências em Foco”.
O encontro está sendo sediado pela Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com a Comunidade Araucária, que é composta por 23 ministros de oito países latino-americanos. São eles: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Panamá, Uruguai e Peru.
Presença confirmada de secretários de Educação de diversos estados brasileiros, entre os quais Vitor de Angelo (Sedu), que é presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e membro fundador da Comunidade Araucária.
Serão apresentadas as experiências e os avanços alcançados pelas escolas de tempo integral do Estado do Espírito Santo, bem como os desafios educacionais globais.
Vitor de Angelo destaca que o objetivo do encontro é estabelecer um espaço de diálogo e troca de ideias sobre o desenvolvimento de políticas de alfabetização e sua influência no sistema educacional.
“Será ainda um marco significativo no cenário educacional latino-americano, reunindo líderes e especialistas para compartilhar experiências e traçar caminhos para o futuro da educação”.
Nesta sexta-feira (12), o governador Renato Casagrande vai recepcionar o grupo no Palácio Anchieta. No mesmo dia, eles vão visitar às unidades de ensino de tempo integral da rede estadual, com a finalidade de explorar os avanços conquistados.
Eles também vão conhecer uma unidade de ensino de rede municipal que recebe o apoio do governo do Estado para a implementação da modalidade de tempo integral, por meio do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de escolas municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Proeti).
Os secretários e ministros vão conhecer ainda outras práticas educativas que servirão de inspiração em seus países de origem.
“Na região há muitas experiências concretas que estão funcionando e podem encorajar outros estados da região a tomar novas ações”, disse Agustín Porres, Diretor Regional da Fundação Varkey e fundador da Comunidade Araucária.
Você sabia?
A Comunidade Araucária é composta por 23 ministros de oito países latino-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Panamá, Uruguai e Peru.
A programação
Quinta-feira (11)
8h30 – Cerimônia de abertura no Hotel Senac Ilha do Boi
8h45 – Apresentação cultural Os Dez Afinados (EEEFM Hilda Miranda, Serra)
9h10 – Saudação de boas-vindas com Vitor de Angelo, secretário de Estado da Educação; Agustín Porres, diretor Regional na América Latina da Fundação Varkey; Marcus Machado, representante do Banco do Estado do Espírito Santo; Richardson Schmittel, diretor Regional do Senac-ES
9h30 – Dinâmica entre ministros e secretários
10h20 – Apresentação cultural “O congo: herança cultural capixaba” (EMEFTI Marcelino Biancardi, Iconha)
10h45 – Dinâmica entre ministros e secretários
11h15 – Painel Integração educacional: desafios e oportunidades
14h – Saudação de boas-vindas no Hub Base 27
14h10 – Palestra A educação pública no cenário nacional: perspectivas e resultados (Izolda Cela, secretária-Executiva do Ministério da Educação do Brasil)
15h30 – Painel A política de educação em tempo integral no Espírito Santo: resultados e desafios
17h30 – Encerramento
Sexta-feira (12)
8h – Visita ao CEEMFTI Pastor Oliveira Araújo, Vila Velha
09h30 – Visita ao CEEMTI Maura Abaurre, Vila Velha
11h00 – Visita à UMEF Ezequiel Leal, Vila Velha
12h30 – Travessia de Aquaviário – Prainha x Praça do Papa
14h30 – Reunião com o governador Renato Casagrande no Palácio Anchieta
17h – Reunião entre ministros e secretários no Hotel Senac Ilha do Boi
19h – Encerramento
Saiba mais
Tempo integral na rede estadual de ensino do Estado
- 184 é a quantidade de escolas que trabalham em tempo integral na rede estadual de ensino do Estado
- 60.792 é o total de matrículas em tempo integral na rede estadual de ensino no Estado, segundo dados de 1º de abril deste ano.
Modelo
Essas escolas incorporam um modelo pedagógico que possui conceitos e princípios orientadores apoiados por componentes que abordam diversas temáticas e por uma gestão descentralizada, em que todos compartilham a corresponsabilidade pelos resultados.
Isso se materializa por meio de práticas educativas que engajam e desenvolvem habilidades e competências sociais, intelectuais, culturais, emocionais e políticas.
Evolução das escolas (ano - implantações)
2019 - 36
2020 - 26
2021 - 31
2022 - 39
2023 - 24
2024 - 28
Carga horária
Cada uma dessas instituições adotou um modelo pedagógico fundamentado na abordagem da educação integral, ofertando cargas horárias que variam de 7 horas (matutino e vespertino) e de 9h30.
Proeti
O programa
O Programa Capixaba de Fomento à Implementação de escolas municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Proeti) visa ao cumprimento da meta 6 do Plano Nacional e Estadual de Educação, que objetiva oferecer educação em Tempo Integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica.
O governo do Estado passa a oferecer apoio às redes municipais para a criação / ampliação da oferta desta modalidade de ensino.
Apoio
O apoio acontece com o repasse de recursos financeiros para os municípios investirem nas Escolas de Tempo Integral, além de suporte técnico e pedagógico para que as equipes escolares se apropriem do modelo pedagógico próprio da Educação Integral.
O repasse direto aos municípios é de R$ 3 mil por estudante ao ano, durante cinco anos, com a oferta de 30 mil vagas/ano e um investimento total de R$ 270 milhões neste período.
Investimentos
Os recursos repassados podem ser utilizados em investimentos relacionados à criação de novos espaços ou na modificação de espaços já existentes nas escolas participantes, na aquisição de bens permanentes, como equipamentos e maquinário de laboratório, computadores e notebooks, modems e roteadores para conexão à internet, mobiliário para salas de aula, bibliotecas, laboratórios e quadras, ou, ainda, para cobrir despesas necessárias à utilização e à conservação dos bens existentes e para a realização de atividades nas escolas participantes, como a aquisição de material de consumo e a remuneração dos profissionais em exercício nas escolas, entre outros.
Números
Municípios contemplados: 67
Vagas criadas em tempo integral nas redes municipais: 38.198
Escolas municipais criadas e apoiadas: 218
Recursos repassados: R$ 205,9 milhões
Recursos a serem repassados até 2026: R$ 96,6 milhões.
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