“Talento humano é insubstituível”, afirma especialista
Mentor de carreiras e consultor de desenvolvimento humano Elias Gomes destaca o perfil ideal do profissional de hoje
Escute essa reportagem
A inteligência artificial (IA) pode representar uma ameaça para profissionais que não se reinventam em suas áreas, devido ao seu potencial de automação de tarefas que antes eram realizadas exclusivamente por pessoas. No entanto, especialistas apontam que certas habilidades humanas jamais poderão ser replicadas pelas máquinas e que, por isso, desenvolvê-las é fundamental no mercado atual.
“Isso inclui o desenvolvimento de competências socioemocionais, como criatividade, empatia e capacidade de liderança, que são fundamentais para o trabalho em equipe e a inovação”, destacou a psicóloga e diretora de Liderança, Cultura e Diversidade do Ibef-ES, Gisélia Freitas.
“Além disso, é essencial adquirir conhecimentos técnicos em áreas relacionadas à tecnologia, como programação e análise de dados, permitindo que esses indivíduos se tornem mais versáteis e adaptáveis a um ambiente de trabalho em constante evolução”, completa a psicóloga.
O mentor de carreiras e consultor de desenvolvimento humano Elias Gomes destaca que o perfil ideal do profissional de hoje deve ser marcado pela flexibilidade, desenvolvimento contínuo e capacidade de integrar conhecimentos técnicos com habilidades humanas únicas.
“Ao investir em habilidades interpessoais e uma mentalidade de adaptação constante, os profissionais conseguem se alinhar e agregar valor no ambiente automatizado, se tornando insubstituíveis no aspecto humano e estratégico”, ressaltou.
Sensibilidade
Em algumas profissões na área da estética, por exemplo, o toque humano também é essencial, o que torna a ameaça das máquinas mais distante. É o caso da empresária Juliana Aguiar, 40 anos, que está na área há 14 anos e atua como micropigmentadora — profissional que aplica pigmentos na pele para corrigir ou realçar traços faciais, como sobrancelhas, lábios e olhos.
“Nesse trabalho, o peso da mão faz toda a diferença e não pode ser substituído pela máquina. É preciso avaliar o tipo de pele, o formato do rosto. Nada disso é padronizado. Além disso, ninguém aceitaria delinear os olhos ou os lábios com um robô”, afirma.
SAIBA MAIS
Principais qualidades exigidas pelo mercado
1 Habilidades Humanas e Criativas: Empatia, criatividade, pensamento crítico e comunicação se tornaram ainda mais valiosos no mercado atual. As máquinas podem processar dados e realizar análises, mas habilidades como liderança, colaboração e resolução de problemas complexos em equipe são menos substituíveis. Esses elementos dependem de um entendimento e de uma adaptabilidade humana que complementam as ações automatizadas.
2 Mentalidade de Aprendizagem Contínua: Profissionais devem adotar o aprendizado como um processo contínuo, não só sobre sua área de atuação, mas também sobre novas tecnologias que possam impactar suas funções. Cursos rápidos, capacitações em IA e aprendizado em habilidades interdisciplinares fortalecem sua relevância e adaptabilidade no mercado.
3 Visão Estratégica e Inovadora: O desenvolvimento de uma perspectiva estratégica, que seja aberta à inovação, é essencial. Profissionais que buscam reinventar suas funções, adaptando-as para potencializar o uso de IA e outras tecnologias emergentes, não apenas garantem sua relevância como impulsionam seu valor dentro das organizações.
4 Saber analisar dados também faz a diferença no mercado atual, especialmente para cargos de cientistas de dados. Eles são responsáveis por avaliar as informações, trabalhar com simulações e modelagem preditiva e também por aplicar a inteligência artificial com o objetivo de aumentar a eficiência nos processos.
5 Saber encontrar oportunidades de negócios é outro diferencial nos processos seletivos para empregos. Profissionais capazes de encontrar boas soluções para as empresas, junto das possibilidades oferecidas pela inteligência artificial, tendem a se destacar na área da tecnologia.
6 Ter um nível de inglês avançado também é uma habilidade muito valiosa a ser adquirida para se tornar competitivo no atual mercado.
Fonte: especialistas consultados e pesquisa AT
Comentários