Prefeito anuncia estudos para implantação de zona franca em Vila Velha
Arnaldinho Borgo mencionou articulação com proprietários de terras e empresas
Escute essa reportagem
Durante o 21º Café Empresarial promovido nesta quinta-feira (20) pela Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila), quando foram anunciadas projeções de investimentos para Vila Velha para os próximos anos e também a revitalização do Shopping Praia da Costa, o prefeito da cidade, Arnaldinho Borgo, disse que a cidade está prestes a iniciar estudos sobre a viabilidade de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) privada.
Neste caso, seria a segunda do Espírito Santo e do Brasil. A primeira, que já foi aprovada pelo governo federal é a ZPE de Aracruz, no Norte do Estado, que será gerida pela Imetame.
“Estamos articulando com proprietários de terras e empresas para que a gente possa, em breve, iniciar os estudos para analisar a viabilidade de uma ZPE”, disse o prefeito à reportagem.
Já há algum tempo, o Executivo municipal admite a intenção de ter sua própria ZPE na cidade. As Zonas de Processamento de Exportação são áreas de livre comércio destinadas à produção de bens para exportação e à prestação de serviços vinculados à atividade exportadora.
Além das empresas que se instalam e produzem no local, também são facilitados no mesmo ambientes os trâmites aduaneiros e alfandegários para a destinação dos produtos ao mercado global.
A produção é destinada para a exportação, tendo garantido às empresas a isenção do Imposto Sobre Produto Industrializado (IPI), PIS, Confis, Imposto de Importação e Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) na aquisição e importação de insumos e matérias-primas.
O objetivo das ZPE´s é que contribuam para o desenvolvimento local e para a diminuição das desigualdades regionais, sendo um motor na criação de empregos e no processo de industrialização.
Em Vila Velha, empresários da logística defendem a criação de uma ZPE, já que a cidade possui quantidade relevante de terrenos para que seja construída, além de ser próxima a um porto.
Apesar de ter falado da intenção em começar os estudos, o prefeito não chegou a informar datas para que isso de fato ocorra.
Comentários