X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

“Nunca é tarde para aprender”, afirma professor especializado em concursos

Idade não é um obstáculo para a participação em concursos, como relatam alguns idosos que já tiveram essa experiência


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem “Nunca é tarde para aprender”, afirma professor especializado em concursos
Quirino disse que a idade não pode tirar o sonho de um profissional de se tornar um servidor concursado |  Foto: Divulgação

Para quem busca voltar a estudar e se jogar no mundo dos concursos públicos, nunca é tarde para aprender, segundo os especialistas ouvidos pela reportagem. “Não é a idade que pode tirar do sonho de ser concursado”. É como resume o professor da Bravo Concursos José Quirino.

A idade não é um impedimento para quem sonha em ingressar no serviço público. Ao contrário, pode ser um facilitador, se for levado em conta a experiência profissional e de vida do profissional.

Os concursos desempenham um papel importante na inclusão e bem-estar dos cinquentões e idosos. Eles oferecem oportunidades para os idosos continuarem ativos, engajados e valorizados.

“Quando não tínhamos a tecnologia, a gente estudava pelo papel, escrevendo, anotando, indo para a aula presencial, e o que a gente vê hoje, são essas pessoas, além de terem a tecnologia, lotam o presencial, tem aquela empatia com o professor, aquela forma de tirar as suas dúvidas, sempre levanta a mão com pergunta”, contou.

Quirino destacou que o presencial é muito válido para fazer aquele feedback com o aluno, para que ele possa entender melhor os assuntos. A idade não é um obstáculo para a participação em concursos, como relatam alguns idosos que já tiveram essa experiência.

“Bastante simulado, bastante questões, bastante debate em sala de aula, e o aluno consegue sim concorrer de forma igual com os jovens. Não vejo dificuldade”, disse.

Também como orientação, se o aluno investir poucas horas por dia de estudo para o concurso público, em um ano com certeza consegue atingir a aprovação, segundo Ivone Goldner, professora e diretora pedagógica do CEP Concursos.

“A dica que eu dou para essas pessoas é que, se elas realmente querem ter uma fonte de renda nos 50 a mais, o concurso público é sim uma excelente oportunidade.”

O advogado e professor de preparatório para concursos Alexandre Amorim lembrou que muitos cargos valorizam bastante a capacidade intelectual e a experiência profissional, e que a participação desse público deve ser incentivada.

“Cargos que exigem contato direto com o público, como atendimento ou gestão de equipes, são ideais para pessoas mais maduras, pela maior facilidade em lidar com situações delicadas e resolver conflitos com equilíbrio e serenidade.”

Dicas e orientações

1 - Plano de estudos

Divida o tempo disponível de forma equilibrada entre as disciplinas e revise regularmente o conteúdo.

2 - Apoio e orientação

Procure cursos preparatórios específicos para a faixa etária, que ofereçam uma abordagem adequada às necessidades desse público com 50 anos ou mais.

3 - Cuide da saúde

Mantenha uma alimentação equilibrada, pratique atividades físicas regularmente e tenha momentos de descanso para manter a mente e o corpo em boas condições.

4 - Crie um ambiente propício

Escolha um local tranquilo e livre de distrações para estudar, garantindo o foco e a concentração.

5 - Esteja motivado

Mantenha-se motivado e focado nos seus objetivos, lembrando-se sempre de que a idade não define suas capacidades.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: