“Nunca é tarde para aprender”, afirma professor especializado em concursos
Idade não é um obstáculo para a participação em concursos, como relatam alguns idosos que já tiveram essa experiência
Escute essa reportagem

Para quem busca voltar a estudar e se jogar no mundo dos concursos públicos, nunca é tarde para aprender, segundo os especialistas ouvidos pela reportagem. “Não é a idade que pode tirar do sonho de ser concursado”. É como resume o professor da Bravo Concursos José Quirino.
A idade não é um impedimento para quem sonha em ingressar no serviço público. Ao contrário, pode ser um facilitador, se for levado em conta a experiência profissional e de vida do profissional.
Os concursos desempenham um papel importante na inclusão e bem-estar dos cinquentões e idosos. Eles oferecem oportunidades para os idosos continuarem ativos, engajados e valorizados.
“Quando não tínhamos a tecnologia, a gente estudava pelo papel, escrevendo, anotando, indo para a aula presencial, e o que a gente vê hoje, são essas pessoas, além de terem a tecnologia, lotam o presencial, tem aquela empatia com o professor, aquela forma de tirar as suas dúvidas, sempre levanta a mão com pergunta”, contou.
Quirino destacou que o presencial é muito válido para fazer aquele feedback com o aluno, para que ele possa entender melhor os assuntos. A idade não é um obstáculo para a participação em concursos, como relatam alguns idosos que já tiveram essa experiência.
“Bastante simulado, bastante questões, bastante debate em sala de aula, e o aluno consegue sim concorrer de forma igual com os jovens. Não vejo dificuldade”, disse.
Também como orientação, se o aluno investir poucas horas por dia de estudo para o concurso público, em um ano com certeza consegue atingir a aprovação, segundo Ivone Goldner, professora e diretora pedagógica do CEP Concursos.
“A dica que eu dou para essas pessoas é que, se elas realmente querem ter uma fonte de renda nos 50 a mais, o concurso público é sim uma excelente oportunidade.”
O advogado e professor de preparatório para concursos Alexandre Amorim lembrou que muitos cargos valorizam bastante a capacidade intelectual e a experiência profissional, e que a participação desse público deve ser incentivada.
“Cargos que exigem contato direto com o público, como atendimento ou gestão de equipes, são ideais para pessoas mais maduras, pela maior facilidade em lidar com situações delicadas e resolver conflitos com equilíbrio e serenidade.”
Dicas e orientações
1 - Plano de estudos
Divida o tempo disponível de forma equilibrada entre as disciplinas e revise regularmente o conteúdo.
2 - Apoio e orientaçãoProcure cursos preparatórios específicos para a faixa etária, que ofereçam uma abordagem adequada às necessidades desse público com 50 anos ou mais.
3 - Cuide da saúde
Mantenha uma alimentação equilibrada, pratique atividades físicas regularmente e tenha momentos de descanso para manter a mente e o corpo em boas condições.
4 - Crie um ambiente propício
Escolha um local tranquilo e livre de distrações para estudar, garantindo o foco e a concentração.
5 - Esteja motivado
Mantenha-se motivado e focado nos seus objetivos, lembrando-se sempre de que a idade não define suas capacidades.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários