Mutirões para agilizar mais 4 mil ações por dívidas no ES
Ação inclui audiências no formato presencial, on-line e híbrido
Escute essa reportagem
Com mais de 20 mil ações de cobranças da Dacasa Financeira contra devedores, o Tribunal de Justiça do Estado está realizando mutirões até o mês de dezembro para dar agilidade aos processos.
LEIA TAMBÉM: Mais de 600 mil no ES têm contas atrasadas com financeiras
As ações fazem parte de uma série de mutirões de conciliações, que estão sendo realizados em diversas áreas.
Somente em ações da financeira, são mais de 4 mil processos nos mutirões agendados para São Mateus, Linhares, Guarapari e Cachoeiro de Itapemirim.
A ação inclui audiências no formato presencial, on-line e híbrido.
A coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça (Nupemec), Izabella Dalla Sily Casagrande, explicou que os mutirões de conciliação realizados com foco em financeiras são momentos interessantes para buscar descontos acima até de 50% do valor total da dívida.
Ela destacou que podem participar as pessoas que estão sendo citadas em ações judiciais pela empresa ou até mesmo quem não tem ação judicial, mas tem uma dívida com a financeira e deseja fazer algum acordo.
Procon
Além da ação do Tribunal de Justiça, a Prefeitura de Vitória também vai realizar o Negocia Vix, de 5 a 7 de novembro, na Casa do Cidadão, em Itararé. Além da Dacasa, outras instituições financeiras estão participando.
Descontos em Conciliação
Quem busca negociar suas dívidas com bancos e financeiras geralmente conseguem boas oportunidades de descontos nos juros e até mesmo nas taxas.
Os descontos, segundo especialistas, são maiores no caso de dívidas mais antigas e também quando se tem valores para dar de uma vez ou em parcelas maiores.
O defensor público Raphael Maia Rangel, que tem atuado em vários casos da Dacasa Financeira, revelou que, em geral, os acordos têm sido vantajosos para os devedores, desde que tenham dinheiro para pagar.
“Infelizmente, muitos devedores não têm. Mas quem tem valores para pagar de uma vez ou em parcelas maiores, consegue reduzir o valor da dívida em até 50%. No entanto, propostas com parcelas muito baixas e a perder de vista não têm sido vantajosas”.
O representante da Dacasa também enfatizou que as pessoas que estão com dívidas judiciais ou extrajudiciais junto à financeira podem buscar melhores condições de negociações diretamente com a empresa. Para isso, basta ligar diretamente para os números 4002-3233 (região metropolitana) ou 0800 000 4418.
A empresa está oferecendo condições que chegam ao perdão dos juros de atraso e até 20% de desconto no valor da dívida principal. As condições são avaliada caso a caso.
SAIBA MAIS
Mutirões de conciliação
> O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) iniciou uma série de audiências de conciliação em municípios da Grande Vitória e do interior do Estado. Alguns mutirões são voltados para ações da Dacasa Financeira.
Processos
> Os processos foram previamente selecionados e as partes convidadas, por meio de WhatsApp e e-mail, a participar das audiências que serão conduzidas por conciliadores judiciais. Não é necessário ter advogado.
> Os atendimentos acontecem também de forma espontânea e até mesmo pré-processual.
Locais de mutirões de ações da Dacasa
- 4 a 8 de novembro:
São Mateus: das 8h30 às 12h e 13h39 às 18h.
- 2 a 6 de dezembro:
Linhares: das 8h30 às 12h e 13h39 às 18h. Somente financeira.
Cachoeiro de Itapemirim: das 8h30 às 12h e 13h39 às 18h.
- 9 a 13 de dezembro:
Guarapari: de 9 as 12h e 13h as 18h.
Fonte: TJES.
Comentários