Movimento do comércio exterior capixaba cresce 41,2% no primeiro semestre
Levantamento é do Panorama do Comércio Exterior, estudo lançado nesta semana pelo Connect Fecomércio-ES
Escute essa reportagem
Indicadores do setor apontam que a movimentação do comércio exterior no Espírito Santo cresceu 41,2% no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. O volume das importações se destacou, com aumento de 72,2%
O levantamento é do Panorama do Comércio Exterior, estudo lançado nesta semana pelo Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
No acumulado de janeiro a junho deste ano, o comércio exterior do estado teve um saldo negativo na balança comercial por conta do valor dos produtos importados, que é maior do que os exportados.
Dos itens que são enviados para o exterior, destacam-se o minério de ferro e produtos semiacabados de ferro e aço, café não torrado, celulose, óleos brutos crus de petróleo ou de minerais, cal e cimento, ou seja, basicamente dos setores de mineração, agricultura, indústria petrolífera e manufatura.
Já os artigos importados pelo capixaba são, principalmente, automóveis, veículos para transporte de mercadorias e usos especiais, aeronaves e seus equipamentos e carvão.
A pesquisa completa sobre comércio exterior, com os dados detalhados, pode ser acessada no site da Fecomércio-ES, na seção Connect: https://fecomercio-es.com.br/pesquisas/.
Comentários