Influenciadores digitais trabalham até 13 horas ao dia
Planejamento, criação, gravação, edição, aprovação são algumas das etapas da dura rotina de quem atua na área
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Para aqueles que acompanham os conteúdos compartilhados pelos influenciadores digitais, é natural cair no senso comum de que a vida de quem escolhe a atividade é só glamour. Há quem diga até que não é “trabalho de verdade”.
Mas a vida de quem busca ser uma celebridade da internet requer dedicação e uma rotina muitas vezes exaustiva, que antecede à postagem dos conteúdos: planejamento, processo criativo, gravação, edição, aprovação, entre outros. No Estado, há casos de influenciadores que trabalham até 13 horas por dia.
Segundo fontes do mercado, não ter uma rotina fixa estabelecida é um erro, pois começam a trabalhar sem ter hora para acabar. Justamente por serem empreendedores de si mesmos, muitos caem na cilada da super produtividade em busca de mais engajamento.
Afinal, o que é ser influenciador? A CEO da agência de marketing Be Unique, Saelly Pagung, define que influenciador é quem influencia uma comunidade de pessoas na internet, que são os seus seguidores.
“Essas pessoas se identificam com os conteúdos compartilhados, com a forma do influenciador se posicionar, com o jeito dele se comunicar, gerando uma conexão entre eles”, contou.
O engajamento, termo usado para se referir ao conjunto de métricas que refletem a relação entre o influenciador e seu público. Curtidas, comentários, compartilhamentos, visualizações e conteúdos salvos são alguns exemplos. Tudo isso é analisado pelas marcas que contratam esses profissionais e reflete diretamente em seus ganhos.
Justamente por interferir no valor de seu trabalho, o engajamento acaba se tornando uma obsessão na maioria das vezes. Hoje em dia, o maior desafio na internet não é conquistar visibilidade, mas sim, mantê-la.
Saelly contou que para se tornar um influenciador, é importante definir um nicho de atuação, se diferenciar no mercado, gerar valor para a audiência, ter constância e criar uma relação emocional forte e verdadeira com seus seguidores.
O mentor de carreiras Elias Gomes destacou que, além de nicho, cabe ter um subnicho. “Por exemplo, se for falar de esportes, mas dentro disso tem basquete, futebol, vôlei, entre outros. Se for falar de moda, pode falar de moda para jovem ou moda fitness. O que for subnichado tem chance de um alcance melhor”.
"Existe uma glamourização do trabalho”
Mike Sant'Anna é criador de conteúdo nerd há mais de 10 anos, e tem mais de 478 mil seguidores. Ele contou que no início chegou a trabalhar até 14 horas por dia, na semana inteira.
“Na minha experiência pessoal eu percebi que, se eu não encarar isso como um trabalho que necessita de horas de descanso, isso seria extremamente prejudicial. Então, hoje trabalho entre 6 e 10 horas diariamente, separando sempre que possível, o final de semana para descanso e vida pessoal”, disse.
Segundo ele, a maior parte desse tempo é com os bastidores, antes de chegar ao conteúdo final. “Para quem não é da nossa área e vê de fora, existe toda uma glamourização do nosso trabalho. Mas a realidade é que, quanto mais se dedica tempo para se profissionalizar, mais enxerga que é um trabalho como outro qualquer”.
“Acordo com o telefone”
Raquel Aparecida disse que trabalha mais de 13 horas por dia com as redes sociais. “Praticamente acordo com telefone na mão. Você pode até planejar querer se tornar influenciadora, mas é o seu público, as pessoas que te acompanham, que acabam definindo o que gostam de ver em você. Quanto mais se expõe a rotina na internet mais chance de retorno financeiro”.
Segundo ela, para quem tem vontade de trabalhar com redes sociais, conquistar um público não depende de números. “A sua audiência tem que se identificar com o que você faz”.
De 2h a 4h por conteúdo
O influenciador Renan Mendes, 26 anos, desde 2022 decidiu se dedicar ao trabalho na internet e hoje tem 232 mil seguidores nas redes sociais.
Ele disse que normalmente separa um dia para elaborar os roteiros do mês inteiro, e que, após isso, demora de duas a quatro horas para produzir cada conteúdo, incluindo roteiro, execução e edição.
“Para cada assunto que vou abordar, faço uma pesquisa minuciosa nas redes sociais. Acompanho o que a opinião pública está falando e faço um roteiro em cima do que a maioria está vivenciando e comentando”, explicou.
Caminho para ser um influenciador
Carreira
A carreira de influenciador digital surgiu com a popularização das redes sociais e da necessidade das marcas de promover seus produtos e serviços de maneira eficaz.
Assim, empresas fecham parcerias com influenciadores para alcançar um público específico. Ou seja, é uma fonte de renda promissora para eles, que recebem por publicações e campanhas patrocinadas.
Cria conteúdo para as mídias sociais a partir da sua rotina. Ele tem como objetivo atrair e influenciar o público. Dessa forma, vão inserindo produtos e serviços utilizados no dia a dia, contextualizando de maneira natural a propaganda.
Para se tornar um influenciador, é importante definir um nicho de atuação, se diferenciar no mercado, gerar valor para a audiência, entre outros aspectos.
Dentre os caminhos a seguir quando se quer ser um influenciador estão: estudar sobre marketing de influência ou de conteúdo, dominar as redes sociais, e inspirar-se em outros influenciadores para aprimorar o conhecimento.
Segmentos
Os influenciadores podem atuar nos segmentos de bem-estar, moda e beleza, cotidiano, humor, curiosidades, esportes, entre outros. Por categoria os temas que eles trabalham são:
Lifestyle: foco em estilo de vida, moda, beleza e viagens.
Fitness: especializados em esportes, saúde e nutrição.
Gaming: influenciadores que jogam games e compartilham suas partidas com seguidores.
Tecnologia: especializados em dispositivos eletrônicos, softwares e inovações.
Comédia: criadores de conteúdo divertido e satírico.
Alimentação: que compartilham suas receitas favoritas e dicas de culinária.
Viagem: documentam suas viagens e compartilham dicas e recomendações.
Política: discutem questões políticas e sociais.
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