"É uma falta de respeito", diz médica que esperou 19 anos para se aposentar
Benefício concedido é de R$ 1.536,82, que estará depositado em sua conta no próximo dia 5. A defesa vai pedir revisão do valor
Escute essa reportagem
A médica, que pediu para o seu nome não ser divulgado, conversou ontem com a reportagem e falou sobre o que chama de “uma novela que ainda terá novos capítulos”.
A decisão condenando o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a conceder aposentadoria por idade ou aposentadoria por tempo de contribuição a partir de 2019 ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região.
Lembrando que o primeiro pedido de aposentadoria foi feito em 2005, ou seja, ao recomeçar do zero ela perdeu o benefício e os retroativos ao longo de 14 anos.
O benefício concedido é de R$ 1.536,82, que estará depositado em sua conta no próximo dia 5. A defesa vai pedir revisão do valor.
A Tribuna - Qual o sentimento de esperar por 19 anos para ter o direito de se aposentar?
Médica dermatologista - Tudo no nosso País é complicado. Em se tratando de aposentadoria, é a complicação das complicações.
Nunca vi um processo tão demorado, é uma falta de respeito conosco, com os segurados.
Graças a Deus eu não preciso da aposentadoria do INSS. Eu estou requerendo porque é uma coisa que eu tenho direito, mas penso muito naquele cidadão que está na dependência dessa renda para sobreviver.
Isso é uma coisa ultrajante. Se você pagou a vida toda, tem direito a receber o benefício e na hora de receber eles colocam todos esses empecilhos impossíveis e inimagináveis.
Tem noção de quanto é o seu prejuízo durante a espera?
No início, entre idas e vindas, tinha sido prometido que eu iria receber os retroativos de 2012 para cá. Agora, o juiz concedeu a liminar me dando os retroativos a partir de 2019.
Perdi esse tantão de tempo, mas não tenho ideia do valor até porque o cálculo não veio certo e o meu advogado está recorrendo novamente para poder acertá-lo para eu receber o que tenho de direito.
Somente a partir daí é que será feito o cálculo dos retroativos. Será que vou morrer e não vou receber? A sensação que eu tenho é que na hora de pagar eles vão colocando todas as dificuldades acho que é para você desistir.
Continua trabalhando?
Graças a Deus e sem depender do INSS. Eu tenho a minha clínica privada e continuo trabalhando e não pretendo parar tão cedo.
Comentários