É possível ter mais qualidade de vida com artrite e fibromialgia?
Especialistas afirmam que fisioterapia e mudanças saudáveis no estilo de vida ajudam a aliviar as dores e o bem-estar
Escute essa reportagem
Doenças como artrite e artrose causam dores no corpo que atrapalham atividades do dia a dia em casa e até mesmo no trabalho.
No ano passado, por exemplo, pelo menos 2.200 benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram concedidos para pacientes do Estado com essas e outras enfermidades com sintomas parecidos, por incapacidade temporária.
A fibromialgia também é importante de ser mencionada como fator de grande impacto negativo na rotina. Ela gera dor crônica e intensa em vários pontos do corpo, fadiga e distúrbios emocionais.
Sabendo do sofrimento causado por esses quadros, o que pode ser feito para ter uma melhor qualidade de vida?
André Félix, médico especialista em dor crônica, explicou que os tratamentos para artrite variam bastante, sendo que nos estágios iniciais é feito o uso de medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios.
“A fisioterapia é altamente recomendada para melhorar a mobilidade e fortalecer os músculos, enquanto mudanças no estilo de vida, como perda de peso e exercícios de baixo impacto, podem aliviar os sintomas. Em estágios intermediários, injeções de corticosteroides e ácido hialurônico na articulação podem ser utilizadas”.
Ele afirmou que quando os tratamentos conservadores não são suficientes, opções cirúrgicas incluem artroscopia, osteotomia, fusão articular e substituição articular com próteses.
André ressaltou que os cuidados contra a artrite são similares aos pontuados acima.
Rogério Santorio Filho, médico ortopedista, adicionou outras opções de como buscar qualidade de vida. O especialista apontou que, no caso de artrite e artrose, o uso de dispositivos de assistência, como órteses e palmilhas (oferecem suporte e alívio de pressão), e bastões e andadores (ajudam na mobilidade) são opções que contribuem para a qualidade de vida.
Uma dieta rica em anti-inflamatórios naturais, como frutas, vegetais, ácidos graxos e ômega-3 também foi recomendada pelo profissional.
Por fim, André destacou que, a respeito da fibromialgia, inicialmente são utilizados medicamentos como analgésicos simples, antidepressivos (como amitriptilina e duloxetina) e anticonvulsivantes (como pregabalina e gabapentina) para controlar a dor e melhorar o sono.
Exercícios aeróbicos de baixo impacto, fisioterapia e terapia também são importantes, concluiu o médico.
Fique por dentro
Afastamento do trabalho
Em 2023, pelo menos 2.200 benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram concedidos para pacientes do Estado com enfermidades como artrites e artroses.
Tendinite, bursite no ombro, sinovite e tenossinovite, Síndrome do Manguito Rotador, entre outras, também estão inclusas na quantia.
Os dados representam somente a concessão de benefícios de auxílio temporário do Regime Geral de Previdência Social.
A concessão desses benefícios aos trabalhadores empregados ocorre somente nos casos em que há afastamento da atividade laboral por período superior a 15 dias, desde que sejam segurados do RGPS.
Doenças que afetam a rotina
- Artrite
Com causa desconhecida, é uma doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações e atinge mais mulheres que homens. O paciente sente dor nessas regiões. Com a progressão, a cartilagem articular pode ficar destruída.
- Artrose
É uma condição natural do envelhecimento em que há o desgaste da cartilagem que reveste as articulações. Gera dor, inflamações e deformações, o que pode prejudicar o movimento. Além do envelhecimento, há outros fatores que causam o quadro, como sedentarismo, obesidade e diabetes.
- Fibromialgia
É uma doença que causa dor intensa, sensibilidade exacerbada à dor, fadiga, alterações no sono e pode levar à depressão. O paciente também tem alterações de memória e atenção. É uma enfermidade de difícil diagnóstico, e cerca de sete vezes mais comum em mulheres.
O que fazer
- Artrite e Artrose
Existem vários tipos de tratamentos que podem ser realizados, desde medicamentos a cirurgias.
Mudança de hábitos, como a prática de exercícios físicos e perda de peso, são importantes para mais qualidade de vida.
- Fibromialgia
Uso de medicamentos como analgésicos simples, antidepressivos e anticonvulsivantes para controlar a dor e melhorar o sono.
São indicados exercícios aeróbicos de baixo impacto e terapias como fisioterapia e terapia.
Fonte: Pesquisa AT e médicos consultados.
Comentários