Nada quebrado, nada faltando, nada fora do lugar
Confira a coluna desta quarta-feira (16)
A frase do título tem origem hebraica e carrega uma bela filosofia que pode mudar muitas vidas. Certamente, mudou a minha. “Nada quebrado, nada faltando, nada fora do lugar” encapsula a máxima de viver plenamente, com equilíbrio, propósito. Essa frase simples, mas poderosa, pode transformar a maneira como encaramos nossos desafios diários.
Quando falamos sobre algo quebrado, mesmo que seja algo pequeno, um simples detalhe, é preciso lembrar que cada parte de um sistema tem seu papel. Assim como uma engrenagem que não funciona corretamente pode comprometer o funcionamento de uma máquina inteira, um pequeno problema em nossa vida pode afetar nosso bem-estar e nossa produtividade, tanto profissional, quanto pessoal.
Nesse sentido, é fundamental identificar e consertar o que está quebrado, a fim de atingir o máximo potencial, ou o sucesso.
A ausência de algo, por sua vez, traz à tona a sensação de falta. Essa ausência pode ser de um recurso, de um apoio emocional ou até mesmo de um objetivo claro.
Sentir o peso do que falta pode ser desmotivador, mas também é um convite à reflexão. O que é preciso para avançar? O que pode ser feito para preencher a lacuna do que está faltando? Ao identificar algo que está em falta, é possível solucionar o problema, buscar o completo, o ideal.
É então que vem também o conceito de ordem. Quando algo está fora do lugar, é preciso agir. Mesmo que funcione, a desordem pode obscurecer seu verdadeiro propósito. Quando a vida está desorganizada, perdemos a clareza e a eficiência. A ordem não é apenas uma questão estética; é uma necessidade funcional
Quando tudo está em harmonia, criamos um ambiente propício para a criatividade e a produtividade. E, assim é possível definir prioridades e alinhar nossas ações com os nossos valores. A paz interior se torna mais acessível, permitindo que possamos nos concentrar no que realmente importa.
Aplicar o provérbio “nada quebrado, nada faltando, nada fora do lugar” em nossas vidas é um convite à excelência. É um lembrete constante de que a atenção aos detalhes e a busca pela ordem são expressões de gratidão e responsabilidade. Ao nos dedicarmos a manter nossas vidas em equilíbrio, não apenas melhoramos nosso desempenho, mas também cultivamos um espaço onde a inovação e a paz podem florescer.
Portanto, convido a refletir: O que está quebrado? O que falta? O que está fora do lugar? Para uma trajetória de sucesso, realmente plena, harmônica, é preciso cuidar do que temos, reconhecer o que precisa de atenção, buscar crescimento constante e colocar tudo em devido lugar – prioridades, ações e valores, sempre caminham juntos.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



