Trânsito: novos agentes para reforçar fiscalização
Ao todo, 52 novos agentes de trânsito já estão aptos a atuarem nas ruas de todo o Estado. Número total chega agora a 90
Escute essa reportagem
Novos agentes de trânsito estarão nas ruas para aumentar a segurança viária e a fiscalização. O documento que formaliza a função dos novos agentes foi assinado pelo governador Renato Casagrande e pelo diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), Givaldo Vieira, durante cerimônia de lançamento da nova etapa do programa CNH Social.
Com a assinatura, 52 servidores efetivos do Detran-ES, que passaram por formação, foram designados para exercerem a função de agente de trânsito, fiscalização e educação em operações por todo o território capixaba. Com esses novos profissionais, o número soma 96 agentes designados.
“Estamos investindo em ferramentas para a segurança pública. Além dessa formação, contratamos mil novos policiais militares, e vamos contratar mais policiais civis e bombeiros. Também estamos testando a funcionalidade de uma nova ferramenta para reconhecimento facial e investindo em tecnologia”, destacou Renato Casagrande.
O objetivo da designação de novos agentes de trânsito é reforçar o combate às infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A iniciativa visa ainda à redução no número de acidentes e de mortes nas vias capixabas.
De janeiro a agosto deste ano, de acordo com dados do Detran-ES, 643 pessoas já perderam a vida no trânsito do Espírito Santo, um aumento de 17,6% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 547 vítimas fatais.
O diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, destacou o fortalecimento da fiscalização, por parte do órgão, como estratégia para chamar a atenção da sociedade, de modo que as pessoas mudem o seu comportamento no trânsito.
“Estamos vendo muitos acidentes, que tiram vidas precocemente, por causa da imprudência. O primeiro ponto é educar por meio de campanhas de conscientização, como já fazemos, mostrando que álcool e direção não combinam, além de reforçar a necessidade de respeitar as leis de trânsito e a velocidade da via”.
Entenda
Novos agentes
Ao todo, 52 servidores efetivos do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) passaram por uma formação e foram designados para exercerem a função de agente de trânsito, fiscalização e educação em operações por todo o território capixaba.
Gerência de Fiscalização
Os novos agentes estão ligados à Gerência de Fiscalização de Trânsito (Gefit), que é responsável, entre outras atividades, por executar a fiscalização de trânsito, autuando e aplicando as medidas administrativas cabíveis pelas infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Os novos agentes foram formados e designados para a nova função com o objetivo de reforçar as ações de fiscalização, educação e engenharia de trânsito.
A Gefit conta com uma área de operações de fiscalização para planejar, avaliar e executar as atividades de fiscalização; área de estatística de trânsito, para elaborar e manter atualizado os dados estatísticos relacionados ao trânsito e atualização do Observatório de Trânsito do Estado do Espírito Santo; e a coordenação de Monitoramento Eletrônico, para atuar com informações fornecidas pelo Cerco Inteligente.
Além da formação de agentes de trânsito do Detran-ES, a Gerência de Fiscalização de Trânsito realiza treinamento para que agentes de trânsito municipais possam atuar com o manuseio do aplicativo talonário eletrônico nas operações de fiscalização nas cidades que têm o trânsito municipalizado.
A ferramenta possibilita ao profissional ter acesso aos dados do veículo e da habilitação de quem o conduz, no momento da abordagem.
Fonte: Detran.
Comentários