Livro de professora da Ufes nos EUA
A obra escrita por Luciene Pessotti será incorporada este mês à biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, em Washington
Escute essa reportagem
A professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Luciene Pessotti, de 56 anos, está em destaque internacional com seu mais recente trabalho acadêmico, o livro “Escritos do Patrimônio”.
A obra literária será incorporada à reserva técnica de estudos brasileiros da biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, em Washington, este mês.
O livro, coautorado por Pedro Henrique Cabral Valadares, professor da Universidade Estadual de Pernambuco (Uepe), e por Nelson Pôrto Ribeiro, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explora temas essenciais sobre a preservação de bens culturais.
A obra oferece uma análise aprofundada dos valores históricos e estéticos dos patrimônios culturais e discute critérios e práticas ideais para conservação e restauração desses bens.
Segundo Luciene Pessotti, que também é vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento do Espírito Santo (IAB/ES), a obra foi elaborada para contribuir com o debate sobre essa preservação.
A ideia é que seja uma lembrança de que não se pode alterar o sistema construtivo e as características específicas e particulares das edificações históricas, garantindo sempre a integridade e autenticidade do bem cultural imóvel.
“As intervenções em edificações históricas devem ser precedidas de exaustivos estudos e pesquisas, inclusive, a avaliação de potencial arqueológico e avaliação dos impactos em seu entorno. Há ainda a necessidade de uma avaliação do impacto ambiental pelo possível comprometimento das características visuais do entorno, assim evitando uma poluição visual”, explicou a autora.
Ainda de acordo com a professora, a publicação é resultado de uma parceria entre a Ufes e o IAB/ES.
Dentre os temas abordados, o livro destaca a importância do Forte de São Francisco Xavier da Barra, em Vila Velha, e apresenta o Manifesto do IAB/ES sobre a intervenção na fortificação, alertando para os riscos que podem comprometer a autenticidade do bem cultural.
Também é discutido o valor do Sítio Histórico da Prainha, enfatizando seu papel como patrimônio ambiental.
O livro reserva três capítulos para analisar a relevância dos bens culturais de Vila Velha, o núcleo urbano mais antigo do Espírito Santo.
Serviço
Obra: Livro “Escritos do Patrimônio”.
Onde comprar: Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB.
Contato: (27) 3020-5939.
Valor: R$ 60.
Comentários