Cozinheira morre após ataque de cachorro na Serra
Mulher sofreu complicações após queda ao defender cachorros de ataque de outro cão
Escute essa reportagem
A cozinheira Dulcelina Firmino de Oliveira, de 60 anos, morreu após sofrer uma queda ao defender seus cachorros de um ataque de outro cão, no bairro Lagoa de Jacaraípe, na Serra. O caso aconteceu no dia 31 de agosto, porém a queda provocou complicações no corpo e uma lesão nos rins de Nina, como ela era conhecida, que morreu no sábado (07).
A mulher saiu da casa da mãe por volta das 11 horas para passear com os cães Lord, Slick e Lola, todos da raça shihtzu. Um vídeo obtido pela TV Tribuna mostra o momento em que a cozinheira e os cachorros caminhavam pela rua São Vicente quando o pitbull que pertence a um casal vizinho se aproxima.
Os animais começam a se estranhar e Dulcelina sinaliza para o animal se afastar de seus animais, porém ele não obedece e avança. A tutora tenta erguer um dos shihtzus, mas as coleiras se enroscam na perna da mulher, que cai de costas e quase bate a cabeça no meio-fio. Os donos do pitbull se aproximam e eles tentam conter o cachorro. Logo depois, mais moradores chegam para ajudar.
A mãe de Dulcelina, Ana Firmino de Oliveira, viu o ataque e foi uma das pessoas que foi socorrer a cozinheira após o ataque. "Quando abriu o portão, o cachorro e avançou em cima dela. Eu não aguentei correr e gritei para um moço ajudar. A cabeça dela tirou um fino para pegar no meio-fio. Ela não mexia as pernas", contou à TV Tribuna.
Dulcelina foi encaminhada por uma ambulância para a Unidade de Pronto Atendimento de Castelândia e, depois, foi transferida para o Hospital Jayme Santos Neves, também na Serra, onde ela passou por exames que constataram uma luxação no cóccix.
"Fizeram raio-x, mas não quebrou nada. Tinha dado uma luxação e mandaram ela para casa. Meu genro foi buscá-la, mas, antes de sair, ela falou que queria ir ao banheiro e urinou sangue purinho. Ela veio para casa. Ela deitava gritando, levantava gritando, mas estava andando devagar. Ela não urinou no domingo (1º), nem segunda (02), nem terça (03), nem quarta (04)", explicou dona Ana.
Na quarta-feira (04), a cozinheira buscou atendimento médico novamente. Ela foi encaminhada a um hospital em Vila Velha e precisou ser internada por conta da constatação de uma lesão nos rins provocada pela queda e que prejudicou o funcionamento do órgão. Entre as complicações, Dulcelina teve insuficiência respiratória e morreu no sábado (07).
A reportagem da TV Tribuna não localizou os tutores do cachorro.
A Prefeitura da Serra informou, em nota, que quem passear com animal sem coleira, guia e focinheira pode ir de advertência a apreensão do animal.
SONHO DA CASA PRÓPRIA
Dulcelina cuidava dos três netos após a mãe deles ser morta pelo próprio companheiro há cerca de quatro anos. Depois do crime, o homem cometeu suicídio. Além dos netos, a cozinheira também cuidava da mãe. "Agora, os netos estão sem mãe e sem avó", lamentou Ana Firmino de Oliveira, mãe de Dulcelina.
A casa onde a cozinheira morava com o marido e os três netos estava em reforma e fica perto da residência da mãe, que era onde a família passava um tempo enquanto as obras eram realizadas.
A morte de Dulcelina acontece no momento em que os operários começavam a bater a laje para finalizar a obra da residência.
Comentários