Novos moradores de Vitória contam o que mais gostam na capital
Vitória completa 473 anos neste domingo
Escute essa reportagem
É difícil resistir à beleza e ao clima paradisíaco de Vitória, capital que completa 473 anos neste domingo (08). Para o baiano Beto Coêlho, 36, foi amor à primeira vista!
Natural de Jacobina, o profissional e professor de Educação Física e Dança mora há apenas 10 meses na cidade, onde tem colecionado bons momentos.
“Conheci os pontos turísticos durante uma viagem que ganhei de aniversário e me apaixonei! Gostei muito da qualidade de vida, dos lugares serem próximos e também da ideia de morar numa ilha, próximo à praia. Aqui, tenho mais tempo para curtir e descansar e, por isso, trabalhar com mais prazer. Amo ver a vida marinha e a grandeza dos navios tão pertinho da cidade”, conta.
A arquiteta Ana Carolina Zanetti, 31, é igualmente apaixonada pela capital capixaba. Natural de Castelo, ela se mudou para Vitória com o objetivo de cursar Arquitetura. Devido às oportunidades de crescimento profissional e pessoal, ela se manteve na cidade até se mudar para Vila Velha, por questões pessoais.
“Meu marido e eu achamos o ar de Vitória encantador. Atravesso a ponte para frequentar bares e restaurantes. Amo o Centro, a arquitetura e a história da cidade”.
Concurso e vaga na Ufes
O ano de 2022 foi de mudanças para a estudante Isabela Bueno, 22. “Consegui uma vaga na Ufes e realizei um sonho antigo de criança de morar em Vitória”, conta.
Nesse mesmo ano Matheus Lopes, 35, passou em concurso para atuar como consultor do Tesouro Estadual. “Sou de Minas Gerais e já morei em outras capitais, a experiência de morar aqui tem sido positiva. Tenho conhecido pessoas de diversos lugares do País”.
Passeio pela orla
Nas horas vagas, o universitário Ghenis Carlos, 20, gosta de passear pela orla e ler livros no Parque da Pedra da Cebola. “Vitória me encanta por ser uma cidade com muita bagagem histórica, cultural e paisagística”, diz ele, que trocou Ecoporanga pela capital em 2022.
Clima praiano
Para a empresária Raiana Cabral, 24, dia de sol é sinônimo de praia! Ela vive em Vitória há apenas 10 meses e ama o clima praiano da capital capixaba.
“Morava no interior, numa cidade que não fica no litoral, então estou muito feliz. Minha qualidade de vida melhorou muito. Os fins de semana são outros morando aqui. Meu cantinho preferido é a Ilha do Frade”.
Os números
Vitória
93,38km² é o tamanho da Ilha de Vitória, que é formada por um arquipélago composto por 33 ilhas e uma porção continental. Sete pontes interligam a Ilha ao continente.
População
369.534 pessoas moram na capital do Estado, conforme a estimativa de população do IBGE (2021). Jardim Camburi, localizado em Vitória, é o maior bairro do Espírito Santo.
A cidade é o centro da Região Metropolitana, que congrega mais seis municípios: Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Vila Velha e Viana.
4ª melhor cidade
Em 2016, a capital ficou em primeiro lugar em bem-estar urbano em uma pesquisa realizada pelo Observatório Metrópoles, no Rio de Janeiro. Além disso, Vitória também já foi considerada pela ONU como 4ª melhor cidade para se viver no Brasil, e uma outra pesquisa revelou a capital como uma das mais saudáveis do País.
Comentários