Serra ganha Pronto Atendimento 24 horas para atendimento infantil
Pronto Atendimento Pediátrico, em Colina de Laranjeiras, vai receber somente pacientes com idade entre zero e 15 anos
Escute essa reportagem
A partir desta terça-feira (31), começa a funcionar uma Unidade de Pronto Atendimento Pediátrico no município da Serra, anexo ao Hospital Municipal Materno-Infantil, em Colina de Laranjeiras. A previsão é que oito mil atendimentos, cerca de 266 por dia, sejam realizados por mês no local.
O pronto atendimento funcionará 24 horas por dia e também durante feriados, por meio de classificação de risco para pacientes de 0 a 15 anos.
O local, que tem brinquedoteca, contará com exames radiológicos e laboratoriais, 10 consultórios, 12 pontos de atendimento na sala de medicação, além de cinco leitos de emergência e oito leitos de observação.
Por conta do serviço exclusivo para atendimento infantil, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Carapina não mais atenderá crianças.
Além do novo pronto atendimento, até o fim de fevereiro, de acordo com a secretária de Saúde da Serra, Fernanda Coimbra, há previsão também de que 56 leitos de internação em pediatria e 10 de Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica sejam ofertados dentro do Hospital Materno-Infantil.
“Isso vai possibilitar que façamos nossas cirurgias eletivas (que não são de urgência). Esses leitos poderão ser usados tanto pelas crianças que estarão dentro do PA Pediátrico que precisam de uma regulação quanto as que precisam fazer pequenas cirurgias e podem fazer dentro do hospital”.
Segundo a secretária, para que os leitos sejam liberados no hospital, basta apenas a assinatura do convênio com o governo do Estado. “Esperamos que até o fim de fevereiro esse convênio seja assinado.”
Local conta com 10 consultórios
Pronto Atendimento Pediátrico
A partir de terça-feira (31), às 7 horas, começa a funcionar a Unidade de Pronto Atendimento Pediátrico 24 horas, em Colina de Laranjeiras.
A unidade fica anexa ao Hospital Municipal Materno-Infantil e a previsão é sejam realizados cerca de 8 mil atendimentos por mês no local.
Quem poderá ser atendido
No Pronto Atendimento serão atendidos pacientes de 0 a 15 anos, por meio de classificação de risco.
Oferta
Além do atendimento médico, também serão ofertados exames radiológicos e laboratoriais na unidade. O local contará ainda com 10 consultórios, 12 pontos de atendimento na sala de medicação; além de cinco leitos de emergência e oito leitos de observação.
Por causa da nova unidade, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Carapina não mais atenderá crianças, permitindo que, automaticamente, seja ampliado o atendimento de adultos.
Novos leitos
Até o fim de fevereiro, de acordo com a secretária de Saúde da Serra, Fernanda Coimbra, há previsão também que 56 leitos de internação em pediatria e 10 de Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) sejam ofertados dentro do Hospital Materno-Infantil, por meio de assinatura de convênio com o governo do Estado.
Fonte: Prefeitura da Serra.
Comentários