Obra de novo mergulhão em Jardim Camburi deve começar em junho
Construção do mergulhão vai acabar com alguns semáforos e reduzir tempo das viagens. Conclusão será em um ano e meio
Escute essa reportagem
As obras do mergulhão de Camburi, que vão extinguir os semáforos nos locais da intervenção e reduzir o tempo nas viagens, devem começar em junho deste ano.
De acordo com o secretário municipal de Obras de Vitória, Gustavo Perin de Medeiros Teixeira, isso será possível caso sejam mantidas as previsões dos prazos administrativos e não haja petições judiciais.
“A proposta foi aberta no dia 23 de dezembro e teve uma melhor avaliada entre as oito participantes, do ponto de vista financeiro e qualidade técnica. A empresa que ficou em segundo lugar apresentou recurso e estamos nessa fase de avaliação”, explica o secretário.
Gustavo observa que, caso a avaliação não acate o recurso, em meados de fevereiro é encerrada a fase administrativa da obra.
A próxima fase seria a assinatura do contrato, e a empresa tem até seis meses para apresentar todos os projetos para a prefeitura.
“Não tendo nenhuma interposição judicial, a gente conseguiria assinar o contrato, a ordem de serviço, até meados de março”, diz o secretário.
De acordo com Gustavo Teixeira, assim que a ordem de serviço estiver assinada, a primeira intervenção a ser realizada será nas avenidas Norte-Sul e Jardim Camburi, sentido Serra x Vitória, no terreno da Infraero. O local fica ao lado da ciclovia, para o acesso descendo da Norte-Sul no sentido de Camburi x Praia do Canto.
“A ideia é nós começarmos por ali, preparando aquela via, e aí sim jogando o tráfego para lá para justamente termos a possibilidade de fazer as intervenções no entroncamento propriamente dito da Dante a Norte-Sul”, afirma.
O secretário diz que a intenção é começar as obras por este local por não ter interesse comercial. E que já há conversas com a Infraero e a concessionária (Zurich).
“Então, a gente entende que ali, ainda dando a ordem de serviço em março, em junho já está apto a começar essa etapa”.
Depois de iniciadas, a previsão é que as obras sejam concluídas em um ano e meio.
Saiba mais
Sentidos de circulação
> A interseção proposta mantém todos sentidos de circulação hoje existentes e introduz duas passagens inferiores (mergulhão 1 e mergulhão 2), que irão permitir o fluxo de veículos sem cruzamentos em nível com a avenida Dante Michelini.
Cruzamentos
> A passagem inferior 1 resolve o cruzamento do fluxo da BR-101 (Bairro de Fátima, Serra) sentido Tubarão.
> Já a passagem inferior 2 soluciona o cruzamento do fluxo de Jardim da Penha sentido BR-101.
Avenida Dante Michelini
> Seguirá no mesmo nível em ambos os sentidos. As duas pistas que vão passar por baixo da Dante Michelini sairão da Norte-Sul, sentido Jardim Camburi-praia.
> A outra será no sentido praia, com acesso pela Norte-Sul, para dentro do bairro.
> Detalhe: todas as pistas vão ter três faixas de rolamento, sendo três em cada sentido da avenida.
Redução de tempo
> O mergulhão vai reduzir o tempo de travessia da interseção, que hoje é de 55 a 88 segundos, para até 10s.
Empresa vencedora
> A empresa que vencer a licitação não interromperá qualquer serviço como água, energia, gás e internet.
Licitação
> A proposta foi aberta dia 23 de dezembro. Por uma contestação da empresa que ficou em 2º lugar, a Prefeitura de Vitória analisa o recurso.
> A fase administrativa se encerra em meados de fevereiro. Não havendo judicialização, o contrato e a ordem de serviço devem ser assinados até março. O início das obras deve ocorrer em junho.
> A obra foi orçada em R$ 92.263.945,05 e a empresa vencedora deu lance de R$ 77.490.000
Fonte: Pesquisa AT e Gustavo Teixeira.
Comentários