Cuidado com a selfie de Carnaval. Especialistas dão dicas sobre segurança digital
Aparelho é o queridinho dos criminosos pela facilidade de venda no mercado clandestino ou por ser considerado moeda de troca
Escute essa reportagem
Foliões já se preparam para curtir o Carnaval de Vitória, neste final de semana, e também a festa oficial que acontece de Norte a Sul do Espírito Santo, entre os dias 10 e 13 de fevereiro. Além das fantasias, o inseparável celular tem presença garantida.
Mas atenção: cuidado com a selfie no Carnaval! Essa é apenas uma das 10 dicas passadas pela cúpula da segurança pública e por especialistas ouvidos por A Tribuna, já que o celular é o “queridinho” dos criminosos pela facilidade de venda no mercado clandestino ou por ser considerado moeda de troca (por drogas).
Somente no ano passado, de janeiro a dezembro, 23.714 aparelhos foram roubados ou furtados em todo o Estado.
O subsecretário de Estado de Integração Institucional da Secretaria da Segurança Pública, coronel Márcio Celante, garante que o efetivo das polícias Civil e Militar e das guardas municipais irá atuar no Carnaval de Vitória e na festa oficial do Espírito Santo.
“Tem todo um planejamento visando não somente coibir furtos e roubos de celulares, mas diversas outras ações criminosas. Mas, por outro lado, precisamos também da compreensão e da conscientização do folião, que geralmente ostenta o celular. Muitas vezes, através de uma selfie, de uma foto, da utilização do celular, ele expõe o aparelho para aquele indivíduo que quer atuar e fazer uma ação criminosa”.
Eduardo Pinheiro, especialista em tecnologia da informação, destaca que o uso de celulares em locais públicos e com grandes aglomerações, como no Carnaval, exige cuidados especiais.
“Há três medidas essenciais a serem tomadas: primeiro, realizar uma cópia de segurança (backup) dos dados, já que o furto ou roubo do aparelho é um risco considerável; segundo, instalar um aplicativo de geolocalização, o qual é fundamental para rastrear o dispositivo em caso de perda ou roubo”.
Por fim, ele orienta que o folião evite distrações e exposições desnecessárias do celular, pois, para criminosos, esses ambientes são propícios para as suas ações.
Comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus conta que até drones serão usados para monitorar quadrilhas e criminosos que pretendem cometer furtos e roubos na folia, como celulares.
Como se proteger
1- Evite objetos de valor
Quem vai curtir a folia deve evitar levar objetos de valor.
Caso seja necessário estar com aparelho celular, leve-o junto ao corpo, na parte da frente, como em bolsas por dentro da roupa ou pochetes. Não deixe o celular no bolso de trás ou muito visível.
2- Backup regular
Certifique-se de ter um backup atualizado dos seus dados importantes. Isso pode incluir contatos, fotos, documentos e outros arquivos.
Isso evita perda de dados em caso de furto ou roubo.
3- Bloqueio de tela
Use um método forte de bloqueio de tela, como senha, padrão, impressão digital ou reconhecimento facial.
Outra dica é diminuir o tempo do bloqueio automático do celular. Configure o aparelho para que a tela fique o menor tempo possível desbloqueada se não estiver mexendo.
4- Evitar exposição
O aparelho deve ficar protegido e longe do alcance dos ladrões.
Ficar com o aparelho em mãos, fazendo vídeos e selfies, no meio de multidão, pode chamar a atenção de criminosos. O empurra-empurra é o lugar favorito para furtos.
Se precisar usar o celular, procure um lugar mais afastado ou um restaurante, farmácia ou um posto policial.
5- Cuidado com redes wi-fi públicas
Evite usar redes Wi-Fi públicas em ambientes aglomerados, pois um hacker pode invadir o seu dispositivo se tiver conectado na mesma rede.
6- Localização e rastreamento
Mantenha ativados serviços de localização e rastreamento do dispositivo, como o “Find My iPhone” da Apple ou o “Find My Device” do Google.
Com ferramentas de geolocalização ativadas é possível localizar o aparelho em tempo real e bloqueá-lo mais facilmente.
É possível, ainda, compartilhar a localização com amigos em tempo real, até para o caso de se perder do grupo na folia.
7- Controle de acesso
Evite deixar seu telefone desacompanhado ou em mãos de estranhos.
8- Seguro para dispositivos
Considere ter um seguro para seu dispositivo, especialmente se for de alto valor.
9- Informações sensíveis
Evite armazenar informações extremamente sensíveis no dispositivo durante eventos como o Carnaval.
10- Anote o IMEI do aparelho
Outra dica importante é ter anotado em algum lugar em casa o IMEI (número de identificação) do aparelho em um local seguro.
Com o código em mãos você pode solicitar o bloqueio do celular na operadora e fazer o boletim de ocorrência caso tenha o seu celular furtado.
Para saber o IMEI do seu aparelho basta digitar a sequência *#06#.
Comentários