Museu com 15 mil itens vira patrimônio cultural
Com quase 30 anos de existência, o local se dedica a preservar e compartilhar a rica história da imigração italiana e alemã
Escute essa reportagem
O Museu Ezequiel Ronchi, no distrito de Araguaia, em Marechal Floriano, abriga mais de 15 mil itens de imigrantes alemães e italianos e agora é patrimônio cultural do Espírito Santo.
A conquista, oficializada pela Lei Estadual 12.171, reconhece o valor histórico e cultural do local para os moradores e visitantes da região.
Fundado em 1995, o museu do centro cultural se dedica a preservar e compartilhar a rica história da imigração italiana e alemã na região.
O nome homenageia a família Ronchi, que doou o terreno para a construção do prédio, hoje administrado por seus descendentes.
Funcionária pública, Roberta Antônio, de 35 anos, ressaltou que o museu é palco de diversas atividades culturais.
“O local, considerado o primeiro a abrigar o ensino público no Espírito Santo, guarda um acervo de cerca de 15 mil peças antigas, cuidadosamente preservadas”, disse.
E acrescentou: “Fotos, móveis, utensílios e documentos contam histórias e ilustram a cultura local em seus mais diversos aspectos. O espaço também é palco de diversas atividades culturais, como apresentações musicais, oficinas, palestras e eventos”.
CONCEITO
Além disso, o Museu Ezequiel Ronchi está inserido no conceito de bens culturais estabelecidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O centro cultural funciona todos os dias, das 8h às 17h, e fica localizado na rua Busato, nº 148, em Araguaia, Marechal Floriano. A entrada é franca.
SAIBA MAIS
> Entrada é franca
> O Museu Ezequiel Ronchi, no distrito de Araguaia, em Marechal Floriano, funciona todos os dias, das 8h às 17 horas.
> Ele fica localizado na rua Busato, nº 148, em Araguaia, Marechal Floriano. A entrada é franca.
Comentários