Jornal A Tribuna traz questões corrigidas e dicas de Português para o Enem
O jornal A Tribuna irá publicar às terças e quintas, até 24 de outubro, suplementos com questões e dicas de estudo para o Enem
Escute essa reportagem
A prova de Linguagens no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser exaustiva e desafiadora, mas, com as dicas certas, é possível acertar mais questões e conquistar uma boa nota.
Com o intuito de apoiar os estudantes que farão o Enem 2024, o jornal A Tribuna irá publicar todas as terças e quintas-feiras, até 24 de outubro, suplementos com questões corrigidas e dicas de estudo para o exame.
Ao todo, são nove fascículos divididos entre Linguagens, códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Redação. Hoje é o dia de Linguagens.
Juntamente aos fascículos, serão publicados no canal Tribuna Online no YouTube e nos principais tocadores de podcasts entrevistas com professores que irão apontar como se preparar na reta final para o Enem.
Iana Lima, professora de Linguagens da Escola Madan, é a primeira entrevistada. Ela recebeu perguntas de vários estudantes do Madan, entre eles Ana Paula Soares, 18, e Luiza Nobre, 17.
A professora destaca a interdisciplinaridade do Enem e aponta como as questões de Linguagens podem dialogar com outras áreas.
“Na parte de interpretação de texto, a questão pode abordar qualquer área. Já em Literatura, eu diria que há um diálogo com Artes e com História, principalmente porque os textos literários foram escritos por pessoas em determinados tempos e espaços. São três áreas que se complementam nas questões”.
A dicotomia entre as linguagens culta e coloquial também pode ser cobrada. De acordo com a professora, o candidato precisa ter em mente que o Enem provavelmente não apontará um julgamento negativo à linguagem coloquial como gabarito para questões do tema.
“Às vezes, a alternativa não traz de maneira explícita um julgamento que tende para o negativo. O Enem não colocaria como gabarito uma questão que fizesse o aluno chegar a uma conclusão negativa sobre as expressões populares. Isso não faz parte da ideia de problematizar o social”.
O projeto dos suplementos é patrocinado pelas instituições de ensino Madan e Multivix, com conteúdo do Pazzei e apoio da Secretaria de Estado da Educação.
ALGUMAS DÚVIDAS DOS CANDIDATOS
O que esperar da prova?
“É uma prova que se pretende menos conteudista e mais interpretativa. A prova traz diferentes gêneros textuais e, por isso, é importante que o aluno desenvolva habilidades de interpretação de texto.
Por exemplo, haverá questões com notícias, músicas, poemas e outros gêneros. A ideia é que o aluno consiga, pelo comando da questão, ser direcionado à resposta e a entender o texto”.
O que mais cai?
“Na parte de gramática, é importante ter uma boa base porque podem aparecer questões sobre as diferenças entre a norma culta padrão de língua e o uso coloquial. Como tendência, a prova do Enem tem seguido uma direção mais social. Temos muitos textos que abordam questões de desigualdade, violência, tecnologia e modernidade, de modo geral”.
Como lidar com a carga de leitura da prova?
“Eu sugeriria treinar uma tática de leitura que te permita ao mesmo tempo se atentar às palavras-chave para aquela questão e conseguir fazer a prova em tempo hábil. É uma prova cansativa. Além da carga de leitura ser grande, sabemos que o candidato ainda vai ter que fazer uma redação.
Preciso frisar: preste atenção no enunciado! Ele vai te guiar. Às vezes, acontece das alternativas trazerem afirmações que se relacionam, de modo geral, com o texto, com o autor e com o período destacado, mas que não são o que a questão pediu”.
Como se preparar na reta final?
Faça as provas anteriores e revise, mas também descanse. Não adianta chegar na prova completamente cansado e desgastado porque isso pode afetar o desempenho de um aluno que, inclusive, estava muito bem preparado”.
O que é melhor priorizar para a parte de gramática do exame?
Luiza Nobre, 17 anos.
O conhecimento de gramática no Enem hoje em dia é muito contextualizado. Na parte de conjugação verbal, léxico, vocabulário, as palavras que são mais da oralidade ou do coloquial e do formal, é importante estar atento a essas diferenças.
Quais são as escolas literárias mais relevantes para a revisão do Enem?”
Ana Paula Soares, 18 anos.
Foque na literatura modernista e na literatura contemporânea. E a minha sugestão é focar na poesia, nos poemas.
SAIBA MAIS
Fascículos
Todas as terças e quintas-feiras, até 24 de outubro, o jornal A Tribuna publica fascículos com conteúdos para estudo para o Enem 2024. São nove fascículos divididos entre Linguagens, códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Redação.
Podcasts
Juntamente aos fascículos, serão publicados, no canal Tribuna Online no YouTube e nos principais tocadores de podcasts, entrevistas com professores da Escola Madan.
Cronograma
Hoje: Fascículo 1 - Linguagens, códigos e suas tecnologias. Podcast com a professora de Linguagens Iana Lima.
1º de outubro: Fascículo 2 - Ciências Humanas e suas tecnologias. Podcast com a professora de Geografia Paula Favarato.
3 de outubro: Fascículo 3 - Matemática e suas tecnologias. Podcast com o professor de Matemática Daniel Rojas.
8 de outubro: Fascículo 4 - Ciências da Natureza e suas tecnologias. Podcast com a professora de Biologia Jamine Dillem.
10 de outubro: Fascículo 5 - Linguagens, códigos e suas tecnologias. Podcast com a professora de Redação Isa Colmanetti.
15 de outubro: Fascículo 6 - Ciências Humanas e suas tecnologias. Podcast com a professora de História Alba Silva.
17 de outubro: Fascículo 7 - Matemática e suas tecnologias. Podcast com o professor de Física Thiago Vieira.
22 de outubro: Fascículo 8 - Ciências da Natureza e suas tecnologias. Podcast com o professor de Química Leonardo Pimentel.
24 de outubro: Fascículo 9 - Revisão. Podcast com o professor de Sociologia e Filosofia Bravin.
29 de outubro: Podcast com a professora de Inglês Cristina Bravim.
Enem
O Enem é a principal forma de ingresso para a educação superior brasileira. Em 2024, as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas. O segundo dia será dedicado à aplicação das provas de Ciências da Natureza e Matemática.
Fonte: Rede Tribuna e Inep.
Comentários