X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Motos na mira de blitz para reduzir acidentes

Até agosto deste ano, 543 pessoas perderam a vida no trânsito no Estado, sendo que 263 foram mortes de motociclistas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Motos na mira de blitz para reduzir acidentes
Blitz da PRF na BR-101, em Carapina, na Serra, focou em motociclistas |  Foto: Divulgação/PRF

“No trânsito, escolha a vida!” é o tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a Semana Nacional do Trânsito, que vai até a próxima segunda-feira. A campanha abrange o País e, no Estado, além das ações voltadas para todos os veículos, terá o foco para os condutores de motos.

As ações serão divididas em blitze educativas, exibição de vídeos em postos de abordagem, peças em redes sociais e visitas a escolas.

Até agosto deste ano, 543 pessoas já perderam a vida em acidentes de trânsito no Estado, de acordo com o Observatório da Segurança Pública do Espírito Santo. Esse dado corresponde a mais de duas mortes por dia registradas nas vias capixabas. Além disso, das 543 mortes, 263, ou seja, 48%, envolveram motociclistas.

“É difícil uma operação que você não flagre pelo menos um motociclista sem CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Então esse é um foco importante”, afirma o gerente de Fiscalização do Detran/ES, Jederson Lobato.

Christian Tanimoto, gerente de Operações da Eco101, destaca que a ideia principal é sensibilizar o usuário a conduzir o veículo de uma maneira preventiva e contribuir com um trânsito mais seguro.

“A abertura da ação foi com esse foco no motociclista. O motociclista e o pedestre são os atores mais vulneráveis no trânsito. Então, por isso, a gente abriu essa Semana Nacional do Trânsito com motociclista”, avalia.

O gerente destaca que a Eco101 tem 48 veículos operacionais (bases de atendimento ao usuário), realizou mais de 40 ações em conjunto com outros órgãos, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), resultando em mais de seis mil usuários abordados.

O inspetor e superintendente da PRF-ES, Wemerson Pestana, destaca que a semana envolve os órgãos ligados ao trânsito e cidadãos.

“A escolha (do condutor) pode salvar ou não uma vida. Então a gente quer que essa escolha logicamente salve uma vida. Não faça ultrapassagem em local proibido. Se for beber, chame um veículo. Então, no trânsito, escolha a vida”.

Saiba mais

Trânsito mais seguro

Acidentes

- Até agosto deste ano, 543 pessoas já perderam a vida em acidentes de trânsito no Estado.

- São mais de duas mortes por dia registradas nas vias capixabas.

- Das 543 mortes, 263, ou seja, 48%, envolveram motociclistas.

Campanha

- A semana Nacional do Trânsito é realizada em todo o País, até segunda-feira, com o objetivo de incentivar a sociedade para um trânsito mais seguro.

- São realizadas ações por meio de blitze educativas, exibição de vídeos em postos de abordagem, peças em redes sociais e visitas a escolas.

Fonte: Observatório da Segurança Pública do Espírito Santo e entrevistados.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: