Moradores sem internet há 13 dias na Praia da Costa
Problema começou após um caminhão arrancar a fiação de uma operadora. Apesar das reclamações, nada foi feito até agora
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Moradores da Praia da Costa, em Vila Velha, estão sem internet há pelo menos 13 dias por conta de um caminhão-baú que passou pela rua Joseph Zgaib e arrastou os fios da operadora Vivo, deixando as casas e apartamentos de todo o quarteirão sem acesso à rede. Com isso, alguns deles afirmam estar se sentindo na década de 80.
Os fios arrebentaram, caíram e danificaram um carro de passeio que estava estacionado no acostamento da rua. Após o incidente, várias ligações foram feitas e vários protocolos foram gerados a fim de resolver o problema da falta de internet, mas até agora nada foi feito, segundo moradores da região.
O advogado Aldir Almeida, de 59 anos, é síndico de um dos prédios afetados. Ele conta que recebeu reclamação dos moradores de vários apartamentos sobre a falta de internet. Assim como muitos, ele também foi um dos afetados.
“A falta de internet tem impactado principalmente no meu trabalho. Só consigo dar andamento nos processos usando a internet e, sem ela, fica parado. Ou seja, é um problema de urgência”.
Nas ligações, de acordo com o advogado, os atendentes da operadora dizem que uma equipe de técnicos será enviada ao local dentro de algumas horas, mas ninguém aparece.
“Eles sempre dão novos prazos. Dizem que em uma, duas ou três horas, uma equipe técnica irá ao local, mas ninguém aparece. Então ligamos novamente e eles dizem a mesma coisa, que técnicos irão ao local, e fica nesse looping”.
Aldir conta que além dele na casa um dos filhos está passando por dificuldades por conta dos estudos, já que não tem acesso à rede.
“Eu preciso de internet para trabalhar, meu filho para estudar, o outro para o lazer, ou seja, a falta de internet impacta todos. É como viver na década de 80, quando não tínhamos internet, mas com as necessidades atuais”.
Aldir lembra que, atualmente, as atividades do cotidiano se tornaram intrinsecamente ligadas ao uso de aparelhos eletrônicos conectados à internet.
“Antigamente, quando não tínhamos toda essa conexão, fazíamos as coisas conforme o que conhecíamos. Hoje em dia, para assistir TV, ouvir música, ver um vídeo, assinar documentos, tudo isso se digitalizou e demanda conexão”.
O outro lado
Equipe técnica no local
A equipe de reportagem de A Tribuna entrou em contato com a operadora Vivo e, por meio de nota, ela informou que uma equipe técnica já atua no local para solucionar o problema no menor prazo possível.
Elas foram prejudicadas
“Preciso estar on-line 24 horas”
Entre os prejudicados pela falta de acesso à internet está a assessora de imprensa Daniela Ramos. Ela contou que o problema afeta diretamente sua rotina de trabalho.
“Preciso estar on-line 24 horas. Sem acesso ao wi-fi, já gastei muito mais do que deveria com pacotes adicionais de dados móveis”, reclamou.
Ela questionou ainda se será reembolsada pelo prejuízo: “Ainda não solicitei a troca da provedora de internet, mas me questiono: será que eles vão em reembolsar para tentar minimizar, de alguma forma, os prejuízos que tive?”.
Mudança de provedor
A moradora Nelzi de Oliveira, de 61 anos, trabalha no setor administrativo do Hospital Infantil de Vitória e conta que também foi afetada pela falta de internet. “Na minha casa decidimos trocar o provedor de internet. Ficamos sem acesso à rede por 10 dias, esperando que a situação fosse resolvida, mas, por fim, optamos por trocar, visto que o problema parece longe do fim”, observou.
Fala, leitor!
Análise
“A conectividade digital se tornou uma necessidade”
“A falta de internet por um período prolongado pode causar um impacto significativo em diversas esferas da vida. No trabalho em casa, a ausência de conexão dificulta a realização de tarefas, compromete a produtividade e a colaboração em equipe, levando a atrasos e perda de oportunidades.
Com filhos, a falta de acesso à internet prejudica o ensino a distância. Empresas sofrem com interrupções nas operações on-line, falhas nos sistemas de pagamento, dificuldades na comunicação com clientes e fornecedores, levando a perdas financeiras e danos à reputação.
Além disso, a falta de internet em um bairro por tempo prolongado leva a um isolamento digital, limitando o acesso à informação, entretenimento e serviços essenciais, afetando negativamente a qualidade de vida e a inclusão social.
A conectividade digital se tornou uma necessidade fundamental nos dias atuais e a interrupção prolongada desse serviço pode acarretar consequências graves em diferentes aspectos da sociedade”.
- Gisélia Freitas, psicóloga e diretora de Liderança, Cultura e Diversidade do Ibef-ES
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