Sucesso com “teste da memória” nas ruas
Em cinco meses, Ruan Lucas conquista mais de 130 mil seguidores no Instagram, ao premiar com doce feito por ele quem acerta a pergunta
Escute essa reportagem
Em apenas cinco meses, o capixaba Ruan Lucas, de 26 anos, conquistou mais de 130 mil seguidores no Instagram, de uma maneira inusitada e também bem descontraída.
É que o empreendedor percorre as ruas da Serra, cidade onde mora, abordando pessoas aleatoriamente e propondo um desafio simples, mas saboroso: acertar uma pergunta para receber um dos doces produzidos por ele mesmo.
As questões geralmente englobam temas de Português, Geografia e Matemática, e tudo é registrado pelo criador de conteúdo e depois publicado em suas redes sociais.
“Sempre consumi muito internet. Comecei mostrando minha rotina de produção de brigadeiros, algo que as pessoas gostavam, mas percebi que podia ir além. Foi aí que passei a fazer os vídeos de entretenimento e humor, e deu certo. Até novembro, eu não tinha 10 mil seguidores”, lembra Ruan.
Essa não tinha sido a sua primeira tentativa de empreender com a ajuda da internet. Ele chegou a ter uma marca de roupa, que não deu certo. Ruan também enfrentou outro obstáculo para se tornar uma sensação no mundo virtual.
“Fui travado pela vergonha e já fiquei preocupado com o que os outros iam pensar”, admite.
Os desafios que trouxeram sucesso para o capixaba foram inspirados em vídeos de outros criadores de conteúdo, como Henrique Goecks, do Canal Papo Profissional, e Kelvin William.
“Nos meus últimos vídeos, tenho tentando trazer bastante conteúdo relacionado ao nosso Estado, que é muito rico culturalmente. As pessoas se sentiram representadas, curtiram bastante”, conta.
Nas ruas, há quem fique entusiasmado querendo responder suas perguntas. Já outros preferem não encarar o desafio. E também tem quem curte o trabalho dele, como é o caso do garçom Carlos Magno de Souza, de 38 anos.
Marketing
Foi através da internet que o empreendedor aprendeu a fazer os doces e é através dela que ele faz o marketing do seu produto ao premiar o público com suas delícias.
“Geralmente os prêmios são os doces, mas já premiei pessoas com um 'Pix'. E isso tem chamado a atenção de várias empresas, por ser um marketing leve”.
Agora, a meta é conciliar as duas atividades. “É algo novo, não paga todas as minhas contas. Tem gente que acha que estou rico só porque dou prêmio em 'Pix'. Mas não, é investimento. Acredito que no futuro vai mudar minha vida financeiramente, mas ainda estou engatinhando”.
Você sabia?
Ruan Lucas questionou uma pessoa na rua: “Quantos metros tem o Mestre Álvaro?”. O ponto mais alto tem 833 metros de altitude. O local é uma feição granítica que faz parte do conjunto da Serra do Mar e se destaca na paisagem dos tabuleiros litorâneos e das planícies flúvio-marinhas da Grande Vitória.
Bastidores do questionário nas ruas da Serra
Errou!
É comum a vendedora Ana Karolina da Victoria Silva, de 20 anos, ver Ruan Lucas gravando vídeos nas ruas de Serra-Sede.
Ela, que acompanha o criador de conteúdo, errou a pergunta “quantos metros tem o Mestre Álvaro?”. “Ver as pessoas errando, nervosas, é o que me faz querer assistir os vídeos”, diz.
Do outro lado
O designer Uilliam Sirqueira, de 34 anos, é quem fica atrás das câmeras filmando as pessoas que topam o desafio de responder as perguntas criadas por Ruan Lucas.
Apesar de sempre estar presente nas gravações, ele nunca participou do desafio. Em sua estreia, teve de responder a seguinte pergunta: “Cite um país que começa com a letra 'o'?”. Ele acertou ao responder “Omã”.
Aprendizado
Qual foi a primeira capital do Espírito Santo? A professora Marlaine Alticia, de 37 anos, respondeu “Vila Velha” e acertou!
“Acho legal ter perguntas ligadas ao Estado porque há muitos jovens, que, infelizmente, não se interessam. Então, já aprendem algo vendo os vídeos dele. E quem erra vai pesquisar”.
Comentários