Tira-dúvidas para quem quer estudar nos Estados Unidos
Em palestra realizada na Ufes, especialistas explicaram como obter visto para estudar em escolas ou faculdades norte-americanas
Escute essa reportagem
O sonho americano pode estar marcado na mente de muitos brasileiros como um deserto intransponível. Mas a informação faz toda a diferença, especialmente quando o assunto é o estudo.
Em uma palestra ministrada ontem na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), oficiais consulares e funcionários do Consulado Geral dos Estados Unidos (EUA) tiraram dúvidas sobre a emissão de visto de estudante. Além disso, um representante do Education USA apresentou oportunidades de estudo no país.
Os oficiais consulares explicaram que há três tipos de visto para estudantes (F1, M1 ou J1), dependendo do programa de estudo que a pessoa vai fazer.
Destacaram ainda que, após conseguir agendamento, o visto geralmente é concedido em três dias. Para se ter uma ideia, o de turismo, segundo eles, após agendamento, é concedido em 10 dias.
Com um visto F1, M1 ou J1 o aluno poderá viajar para os EUA dentro dos 30 dias antes do início das suas aulas ou atividades acadêmicas. Com um visto F1 poderá permanecer nos Estados Unidos por até 60 dias após o término de suas aulas. Com o visto J1 ou M1 este prazo é de 30 dias.
As amigas Talita Santos, 29 anos, e Halissen Correa, 23, estudantes do 1° período de Letras Inglês da Ufes, assistiram parte da palestra do lado de fora do auditório, que estava lotado.
Talita conta que está em busca de conhecer as oportunidades e colocar o aprendizado em prática.
“Quero saber mais sobre as oportunidades, porque o curso te oferece a graduação, mas você tendo a oportunidade também de estar lá fora, de conhecer, já melhora seu currículo”, destaca.
Halissen diz que gostaria de alinhar os seus planos de estudo.
“Eu quero ver se alinha os meus planos de estudo, pois gostaria de fazer, mas depois da graduação. Ou algum programa de intercâmbio durante as férias. Eu quero ver se alinha esses programas que estão sendo apresentados aqui com os meus planos”, afirma.
O secretário de Relações Internacionais da Ufes, Yuri Leite, observa que os Estados Unidos são um país que tem uma excelência grande na educação e a promove muito para o exterior.
“Eles têm uma demanda. Pela nossa experiência, os profissionais brasileiros são muito qualificados. Normalmente, por ter uma formação, sempre conseguem bons empregos, são muito bem recomendados. A gente tem um retorno muito positivo”, diz.
Três tipos de vistos diferentes
Quais os tipos de vistos oferecidos a estudantes?
- Visto F1: Cursos de inglês, cursos universitários, Mestrado e Doutorado
- Visto J1: Cursos universitários financiados por instituições governamentais, Au pair, Summer Work Travel, Trainee e pesquisas acadêmicas
- Visto M1: Programas vocacionais e cursos técnicos (ex: piloto)
O que o estudante deve fazer para obter o documento?
- Matricular-se em uma escola ou universidade
- Solicitar o l-20 (visto F ou M) ou o Ds-2019 (vito J) à escola ou universidade
- Pagar a taxa SEVIS (fmjfee.com)
- Preencher O formulário
- D5-160 https://ceac.state.gov/genniv/
- Acessar o site de agendamento https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv
- Criar um login
- Escolher o meio de devolução do passaporte entrega via Correios - retirada no CASV - Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (agendamento necessário)
- Pagar a taxa do visto (MRV) via cartão de crédito e via boleto bancário (o acesso ao calendário será liberado após 2 dias úteis)
Qual o valor cobrado por cada visto?
Depende do programa e tipo de visto. Os preços não foram revelados
Como fazer o agendamento?
Através das impressões digitais e foto no CASV e de entrevista no Consulado/Embaixada (caso se aplique)
Para ver o status da solicitação, acesse: https://ceac.state.gov/CEAC/
Fonte: Embaixada e consulados dos EUA.
Comentários